Mundo Animal

Arara-azul-de-lear nasceu no Zoológico de São Paulo no fim de fevereiro

No final de fevereiro, o Zoológico de São Paulo ganhou um novo membro: um filhote de arara-azul-de-lear. A ave é irmã de Teobaldo, primeira arara a nascer no Brasil.

21 Abr 2023 - 19h20 | Atualizado em 21 Abr 2023 - 19h20
Arara-azul-de-lear nasceu no Zoológico de São Paulo no fim de fevereiro Lorena Bueri

No final do mês de fevereiro nasceu, no Zoológico de São Paulo, uma arara-azul-de-lear. A pequena ave é filha do casal de araras Francisco e Maria Clara, que colocou três ovos dos quais dois foram quebrados acidentalmente por eles. O último foi encontrado já rachado pelos biólogos e levado para incubação artificial, pois havia risco de ser contaminado. O filhote nasceu pesando 20,5 gramas e sua espécie está em perigo de extinção.


A espécie arara-azul-de-lear está em risco de extinção (Foto: Reprodução/João Quental)


Vítimas do tráfico de animais, Francisco e Maria Clara chegaram ao Zoológico de São Paulo em 2006 e 2004, respectivamente. O casal chegou após apreensão do IBAMA e da Polícia Federal. Ao todo, eles já reproduziram 17 aves e duas foram soltas na Bahia, no Parque Nacional Boqueirão da Onça.

Maria Clara e Francisco também são os pais de Teobaldo, primeira arara a nascer no país. Nascido há oito anos em meio ao programa de preservação ambiental, Teobaldo também já pode reproduzir. Escolhido por especialistas, seu par é Guadalupe, uma arara-azul-de-lear que chegou ao Brasil em 2021 vinda das Ilhas Canárias, na Espanha.

 

Um pouco sobre a espécie e o projeto do Governo Federal

A arara-azul-de-lear é uma espécie endêmica (ou seja, se desenvolveu restritamente) do Raso da Catarina, no nordeste do estado da Bahia. A espécie conta com uma população pequena e, para piorar, anda ameaçada de extinção graças a destruição do seu habitat e ao tráfico de animais.

Para ajudar as aves, o Governo Federal criou um projeto de conservação, apoiado pelo Zoológico de São Paulo, que tem como principal objetivo preservar a espécie e reproduzir uma quantidade de araras suficiente para reserva genética. Além disso, o programa almeja aumentar o número de aves em seu habitat natural, no nordeste da Bahia.

 

Foto Destaque: Filhote de arara-azul-de-lear ao lado de pelúcia (Paulo Gil/G1)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo