Bem Estar

Aprenda a diferença entre Macro e Micronutrientes

Diferente do Micronutriente, o Macronutriente precisa fragmentar as moléculas antes de serem absorvidos. Cada um possui funções especificas além do tamanho das moléculas.

12 Mar 2022 - 18h00 | Atualizado em 12 Mar 2022 - 18h00
Aprenda a diferença entre Macro e Micronutrientes Lorena Bueri

Quem já optou em fazer diversas dietas visando o peso do corpo está familiarizado com termos encontrados nos rótulos de alimentos, como carboidratos, sódio, gordura, ferro, vitaminas, minerais, dentre outros. Mas antes de consumir, é importante ter o conhecimento e saber o quê está fazendo.

Os alimentos são compostos por nutrientes fundamentais para o nosso sustento e eles se dividem em dois grupos: Macronutrientes e Micronutrientes. Apesar do nome, a diferença deles vai além do tamanho das moléculas, assim como Gisele Pontaroli Raymundo, professora e nutricionista da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) exemplifica: “Se há uma garagem pequena e um carro precisa entrar, é só abrir o portão. Mas se chegar um caminhão, ele entra apenas desmontado. Com os macronutrientes é assim. A absorção no intestino só ocorre depois que eles forem dissolvidos”.

Na categoria dos macronutrientes estão listados os carboidratos, as gorduras e as proteínas de onde vem a nossa energia. Proteínas e gorduras são encontrados na carne, ovo e leite, origem animal, e grão-de-bico, feijão e lentinha origem vegetal. O carboidrato é encontrado na fruta e em cereal. Estima-se que 1 grama de proteína ou carboidrato forneça em torno de 4 calorias, enquanto 1 g de gordura tenha 9.

Os carboidratos e as gorduras tem a função específica de dar movimento, pode-se  dizer que é o “combustível” do corpo. Os lipídios, ou gorduras, são usados como energia no sistema muscular. Já o carboidrato é usado no sistema central em momentos de descanso e as proteínas tem o objetivo de formar, reparar e crescer de tecidos.


Cada pessoa é diferente, por isso cada dieta deve ser diferente. (Foto: Reprodução/ Pexel)


E os micronutrientes? Se engana quem pensa que tamanho é documento. Suas moléculas são tão pequenas que não precisam ser digeridas antes de serem absorvidas pelo corpo. E diferente do macronutriente, os micro tem uma lista extensa de minerais e vitaminas.

Citando os mais populares, a vitamina C é encontrada em frutas cítricas com alto potencial antioxidante, a vitamina A encontrada no leite e nos ovos auxilia para a saúde dos olhos e a vitamina B12 encontrada na carne e no leite são importantes para o funcionamento do sistema nervoso central,

Na lista dos minerais: o ferro encontrado na carne e no feijão e auxilia o transporte de oxigênio; o sódio, conhecido como sal de cozinha, ajuda a regular o volume de sangue; e o zinco encontrado nos frutos do mar e castanha fortalece o sistema imunológico.

O Guia Alimentar para a População Brasileira é a referência nacional na área da nutrição no Brasil. Segundo o documento, uma refeição equilibrada deve ter entre 55 e 60% das calorias oriundas de carboidratos; de 20 a 35% advindas de gordura; e de 10 a 15% de proteínas.

 

Foto Destaque: Seguir dieta da moda sem orientação de um profissional qualificado podem trazer risco à saúde. Reprodução/ Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo