Beleza

Aprenda a conter os efeitos do envelhecimento capilar

Médica tricologista, explica quais as alterações mais comuns após 45 anos e como manter cabelos maduros saudáveis.

06 Fev 2023 - 16h45 | Atualizado em 06 Fev 2023 - 16h45
Aprenda a conter os efeitos do envelhecimento capilar Lorena Bueri

Assim como a pele demonstra os sinais da idade, os cabelos também sofrem alterações com o passar dos anos, principalmente em função das mudanças hormonais e metabólicas. Notando a crescente demanda de mulheres maduras em busca de cuidados com seus cabelos na fase dos 45+, a indústria da beleza tem investido cada vez mais em produtos para atender as necessidades específicas delas.

A tricologista e dermatologista, Dra. Ana Carina Junqueira explica que nessa fase madura é natural o aumento da queda de cabelo e lentidão no ritmo de crescimento capilar, além de maior predisposição ao frizz, ao afinamento dos fios e ao ressecamento deles, resultando também em perda de volume e pigmentação. Mas, a boa notícia é que segunda a especialista é possível conter deterioração dos folículos capilares, causada pelo envelhecimento.

“Sabendo que essas alterações se intensificam, especialmente após a menopausa, é importante se munir de informações para manter as madeixas maduras saudáveis, macias e brilhosas. Precisamos pensar não apenas nos fios, mas principalmente no couro cabeludo. A pele dessa região precisa de limpeza, esfoliação e hidratação, em qualquer fase da vida, ainda mais em mulheres com mais de 40 anos”, destaca a tricologista.

A Dra. Ana Carina reforça que é fundamental manter a barreira protetora da pele, fazendo uma limpeza suave, mas precisa, além de fazer uso de produtos com proteção solar. “Vale massagear bem os cabelos durante o banho e se certificar de tirar todo o shampoo e condicionador. Os cabelos nessa fase da vida, tendem a ser mais porosos, o que aumenta o frizz, portanto, aposte em um bom leave in e cremes reparadores e hidratantes, principalmente em cabelos com química, ainda mais fragilizados”, indica.

Para a tricologista, também é fundamental ter certo cuidado com as fontes de calor em cabelos maduros, evitando o uso contínuo de secadores, chapinhas e modeladores. Quanto aos cabelos brancos a médica destaca os benefícios de aderir a transição capilar definitivamente. “Cabelos sem química, tendem a ser mais fortes, espessos e crescerem com mais facilidade. Para manter o brilho, um bom programa capilar de nutrição do couro cabeludo, através de injetáveis, pode ajudar. Já para evitar que os fios brancos fiquem amarelados e ressecados, opte por shampoos e cosméticos sem sufatos e parabenos”, recomenda a Dra. Ana Carina.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo