Tech

Apple terá que adotar entrada USB-C para seus eletrônicos a partir de 2024

Em razão da nova Lei aprovada na União Europeia, a empresa será obrigada a se adaptar para fabricar seus novos aparelhos eletrônicos até o final de 2024.

27 Out 2022 - 19h51 | Atualizado em 27 Out 2022 - 19h51
Apple terá que adotar entrada USB-C para seus eletrônicos a partir de 2024 Lorena Bueri

No início do mês de outubro foi aprovada na União Europeia (UE) uma nova Lei que obriga que o formato dos carregadores de aparelhos eletrônicos seja padronizado em toda a região. Com isso, a Apple terá que se adaptar ao formato, que já é padrão dos Androids há alguns anos: a entrada USB-C.

Nesta terça-feira (24), no evento Tech Live do The Wall Street Journal, um dos chefes de marketing global da Apple, Greg Joswiak anunciou oficialmente que a empresa “terá que cumprir [a lei estabelecida]” e admitiu que “não tiveram escolha”. E apesar de reconhecer a mudança no padrão, Joswiak acredita que nos iPhones, o efeito surtirá ao contrário do idealizado pela Lei, visto que mais de um bilhão de pessoas já possuem seus dispositivos com a entrada Lightning da Apple.

A nova Lei foi aprovada pela UE, contou com 602 votos a favor e 13 contra, e tiveram 8 abstenções na votação. Os deputados que votaram a favor argumentaram que um carregador universal, regulamentado, pode ajudar a reduzir consideravelmente a quantidade de lixo eletrônico obsoleto e também consequentemente ajudará a reduzir custos dos consumidores, visto que estes poderão utilizar um único cabo para todos os seus diversos aparelhos eletrônicos em casa. A decisão tem como data limite para que todos os smartphones, câmeras e tablets se adaptem ao padrão, até o final do ano de 2024. Notebooks, consoles de videogame, teclados, mouses, fones de ouvido e outros diversos aparelhos eletrônicos sem fio também deverão se adaptar a nova Lei e ter uma porta de carregamento USB-C.


Logo da Apple (Foto: Reprodução/Apple)


Com a mudança, possivelmente o próximo aparelho de lançamento da Apple, o iPhone 15, será lançado já com a nova entrada USB tipo C. Porém Jowsiak ainda não ofereceu um cronograma oficial para quando a troca ocorrerá.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entrou na discussão e abriu consulta pública em junho deste ano para considerar a padronização dos carregadores, entretanto ainda não foi confirmado se o iPhone adotará a medida globalmente.

 

 

Foto Destaque: Celular da Apple. Reprodução/Apple

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo