Esportes

Após um ano da pedrada, Gre-Nal acontecerá com segurança reforçada

Um ano após o incidente onde torcedores do Inter atacaram pedras no ônibus do Grêmio e atingiram o volante Villasanti, primeiro Gre-nal de 2023 é marcado por policiamento reforçado e acusado aguardando julgamento

03 Mar 2023 - 08h00 | Atualizado em 03 Mar 2023 - 08h00
Após um ano da pedrada, Gre-Nal acontecerá com segurança reforçada Lorena Bueri

No ano de 2022, exatamente no dia 26 de fevereiro, um dos maiores clássicos da América latina, o Gre-Nal, era adiado e marcado na história do clássico como um dos dias mais lamentáveis desde sua existência. Torcedores do Internacional atacaram o ônibus do Grêmio que estava a caminho do Beira-Rio para mais um clássico gaúcho, mas uma dessas pedras arremessadas acertaram em cheio a cabeça do volante paraguaio Villasanti, que sofreu traumatismo craniano e teve de ser levado às pressas para o hospital, onde ficou internado e recebeu alta no dia seguinte.

A polícia prendeu de forma preventiva o homem que seria responsável por atirar a pedra que atingiu o volante do time tricolor. Na ocasião, a tarde de sábado, que seria de festa, teve de ser adiada e o jogo aconteceu 11 dias após o ocorrido.

A justiça desportiva julgou e puniu o Internacional com o pagamento de uma multa no valor de R$100 mil. Já o acusado continua solto e aguardando julgamento. Uma nova audiência foi marcada para Julho deste ano.

Às vésperas do grande clássico que acontecerá no próximo domingo (5), o clima para o grande clássico é bem diferente de outrora, pois 1 ano após o ocorrido, o medo de novos ataques do tipo fez com que a segurança fosse redobrada.


Internacional antes de partida pelo Campeonato Gaúcho (Foto: Reprodução/Gremio Instagram)


A brigada emitiu uma nota sobre o reforço no policiamento que acontecerá no clássico de domingo.

Em nota emitida, a brigada frisa a importância do reforço e o que será utilizado para a atuação da segurança no dia do clássico. "O Comando de Policiamento da Capital informa que o clássico Gre-Nal agendado para o dia 05/03 às 20 horas contará com reforço no policiamento, com utilização de drones para monitoramento, policiamento aéreo e de choque além da cavalaria para controle de distúrbios, bem como a escolta por todo o trajeto das agremiações e torcedores até a arena do Grêmio, incluindo o policiamento no entorno do estádio.

As estações do Trensurb estarão com policiamento a pé e motorizado, com utilização de motocicletas, garantindo assim a segurança dos usuários.", diz o primeiro trecho da nota.

Em nota, a corporação deixou claro a importância de que o alinhamento com as principais autoridades e órgãos é de extrema importância para a eficiência da operação de segurança. "Haverá no decorrer da próxima semana uma reunião com todos os órgãos e entidades envolvidas no clássico para alinhamento de esforços.

Vale lembrar que os episódios como o ocorrido em 26 de fevereiro de 2022 foram fatos isolados e não se repetiram nos clássicos posteriores.

Cabe destacar que, mesmo com o reforço da segurança no maior clássico gaúcho, contamos com a civilidade dos torcedores. Mas se houver qualquer situação atípica a Brigada Militar estará pronta para atuar.", finalizou a nota.

Grêmio e Internacional se enfrentam às 16hs, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

 

Foto destaque: Vina comemora gol pelo Grêmio. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo