Notícias

Após ser descoberto, asteroide atinge a Terra

Após duas horas de ser descoberto, asteroide titulado como 2022 EB5 cai em oceano, na Noruega. Por não ser um asteroide grande, não causou nenhum dano

16 Mar 2022 - 10h44 | Atualizado em 16 Mar 2022 - 10h44
Após ser descoberto, asteroide atinge a Terra  Lorena Bueri

Na última sexta feira (11), um asteroide titulado como 2022 EB5, atingiu a terra duas horas após ser descoberto. Exatamente às 21:22, o asteroide atingiu o oceano a 470 quilômetros da Ilha Jan Mayen, na Noruega. 

Algumas pessoas disseram que o 2022 EB5 era do tamanho de uma escada. Já outras disseram que era mais da metade do tamanho de uma girafa. Mas na verdade, ele tinha três metros de largura e cerca da metade do tamanho de uma girafa macho médio que tem cerca de cinco a seis metros de altura. Por ser um asteroide pequeno, ele não causou nenhum dano. 

Antes do impacto na Terra, duas horas antes o asteroide foi descoberto pelo astrônomo húngaro Krisztián Sárneczky. De acordo com algumas pessoas da Islândia, foi possível ouvir o estrondo e ver um flash de luz.  

O engenheiro de navegação, Davide Farnocchia, disse: “Conseguimos determinar os possíveis locais de impacto, que inicialmente se estendiam do oeste da Groenlândia até a costa da Noruega. À medida que mais observatórios rastreavam o asteroide, nossos cálculos de sua trajetória e localização do impacto se tornaram mais precisos.” 


Momento em que asteroido atingiu a Rússia em 2013 (Vídeo: Reprodução/Twitter)


Combinando os dois locais de impacto, Groenlândia e Noruega, o astrônomo da Universidade de Western Ontario, Peter Brown, disse: “O asteroide explodiu com uma energia próxima a 2 quilotons de TNT. Supondo uma velocidade de 15 km/s, deve ter cerca de 3 m de diâmetro.” 

Os asteroides são considerados perigosos, porque nunca se tem uma maneira imediata para detê-los. De acordo com uma pesquisa feita no Davidson Institute of Science, um asteroide com mais de 140 metros de diâmetro consegue liberar uma quantidade de energia quase mil vezes maior do que a energia liberada pela primeira bomba atômica se impactasse a Terra. 

Por fim, o astrônomo do Instituto Weizmann de Ciência, Dr. David Polishook, disse sobre o acontecimento: “Era uma pequena pedra. Ela reflete apenas um pouco de luz do Sol e é difícil identificá-la. O impacto não causou danos, caindo no mar entre a Noruega e a Islândia. No entanto, imagine que teria caído algumas horas antes sobre a Rússica. Com a crise em curso, a Rússia o teria identificado como um asteroide ou como um foguete, e revidando com seus próprios mísseis.” 
 
Vale lembrar que antes do 2022 EB5, o último impacto de asteroide foi em 2013 quando explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia. O asteroide era pequeno tendo cerca de 17 a 20 metros de largura. O impacto não foi grave, mas a onda de choque fez com que janelas quebrassem deixando pessoas feridas.  

 

Foto Destaque: Imagem ilustratriva do asteroide atingindo o oceano. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo