Mundo Animal

Após risco de extinção, cavalos marinhos são vistos no litoral do Rio de Janeiro

Foi observado um crescimento na presença de cavalos marinhos em várias praias do Rio de Janeiro. A notícia mostra que, a qualidade do mar está melhorando e que esses animais podem fugir da extinção

09 Mar 2022 - 13h06 | Atualizado em 09 Mar 2022 - 13h06
Após risco de extinção, cavalos marinhos são vistos no litoral do Rio de Janeiro Lorena Bueri

Após grande risco de extinção, cavalos-marinhos foram vistos durante essa semana, no litoral do Rio de Janeiro e outras cidades do estado. Esse crescimento foi observado pelo Projeto Cavalos-Marinhos do Rio de Janeiro, que é resultado de uma parceria entre a Universidade Santa Úrsula e diversos institutos de estudos relacionados a vida marinha, com quase 20 anos de atuação.

O projeto conta também com participação de pescadores da região e tem como objetivo monitorar a vida dos cavalos-marinhos em diversos lugares como praias e costões cariocas, mas também, regiões improváveis, como as baías de Guanabara e Sepetiba, que apresentam altos índices de poluição.

Com seus tons de amarelo, rosa, branco, laranja, vermelho e marrom, esses animais são como bioindicadores de qualidade ambiental, devido a sua grande sensibilidade no ecossistema no qual estão inseridos. Para a bióloga Natalie Freret-Meurer, coordenadora do Cavalos-Marinhos do Rio de Janeiro, a volta desses animais no território carioca indica, que a qualidade das águas está melhorando, mas não somente isso. “O cavalo-marinho é um indicador de esperança, demonstra que a salvação é possível”, disse, em entrevista ao jornal O Globo.


Pequenos, esses animais medem entre 12 e 21 cm (Foto: Divulgação/ Custódio Coimbra/ Agência O Globo)


Na Baía de Guanabara, em 2015, a média era de dois cavalos-marinhos a cada 400 metros quadrados. Três anos depois, o registrado era de oito peixes por essa mesma distância. No ano de 2021, o observado era de 13 cavalinhos na área. Porém, para que os números continuem a subir, de acordo com a cientista, é necessário educar a população em geral, que muitas vezes, tentam capturar o animal. “Emociona mergulhar ao lado desses animais tão pacíficos. Mas, para que essa alegria seja de todos, algumas pessoas não podem capturá-los para confiná-los em aquários. São animais selvagens, pertencem ao mar”, alertou Natalie.

A notícia da volta do aparecimento desses cavalos, alegrou a comunidade bióloga, já que o animal presta um grande serviço ambiental, pois consegue impedir que a microfauna devore as algas e o fitoplâncton dos quais depende o equilíbrio dos mares.

Foto Destaque: Dois cavalos marinhos em um aquário Créditos: Divulgação/ Shutterstock/ Studio 37

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo