Notícias

Após recomendação, Caixa econômica decide por congelar os recursos de consignados do Auxílio Brasil

O Ministério Público pediu ao TCU a suspensão da oferta do consignado do Auxílio Brasil pela Caixa por entender que o produto pode ter sido lançado neste mês de outubro com finalidade eleitoral

25 Out 2022 - 10h05 | Atualizado em 25 Out 2022 - 10h05
Após recomendação, Caixa econômica decide por congelar os recursos de consignados do Auxílio Brasil  Lorena Bueri

Após o Ministério Público de Contas que atua junto ao Tribunal de Contas da União pedirem a suspensão dos Empréstimos Consignados do Auxílio Brasil, a Caixa Econômica Federal declarou que congelou por 24 horas a liberação de empréstimos dos consignados.

Em três dias, a CAIXA pagou cerca de R$ 1,8 bilhão em crédito consignado, o que equivale a mais de 700 mil pagamentos. A taxação de 3,5% de juros ao mês aponta para um superendividamento a curto prazo.

Em nota, a Caixa informou que nos acordos assinados até esta segunda-feira (24), não prevê publicação de números financeiros relacionados com estes pedidos e que nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada.


Imagem ilustrativa do aplicativo do Auxílio Brasil

Caixa congela liberação de empréstimo consignado do Auxílio Brasil por 24 horas. Foto: Kevin David/A7 Press/Estadão Conteúdo


O pedido para a Caixa apresentar esclarecimentos partiu do ministro Aroldo Cedraz, que  sugeriu que a Caixa suspendesse imediatamente a liberação de novos empréstimos nessa modalidade. “A contar da ciência deste despacho, previamente à decisão quanto ao deferimento ou não da cautelar, sem prejuízo de que a Caixa, por prudência, cesse imediatamente a liberação de novos valores a partir de empréstimos nessa modalidade como medida de zelo com o interesse público, até que este Tribunal examine a documentação a ser encaminhada”, escreveu Cedraz no despacho.

Na última terça-feira (18), o Ministério Público de Contas pediu a suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. De acordo com o subprocurador Lucas Furtado, haveriam indícios de desvio de finalidade e objetivo meramente eleitoral na linha de crédito, com possíveis prejuízos para a Caixa e os cofres públicos. 

Segundo o magistrado, a medida seria um zelo com o interesse público, até que o Tribunal examine a documentação encaminhada e a entenda como apta, não demonstrando graves irregularidades em sua apresentação.

Foi pedido, também, a concessão de uma medida cautelar, urgente e provisória, determinando a suspensão da realização de empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil e de novas operações até que o TCU termine de analisar o caso.

Os empréstimos do Auxílio Brasil ficou suspensa no último final de semana. Em nota, a caixa informou que ocorreu pela necessidade de manutenção técnica no sistema.

Foto em destque:  Caixa Econômica. Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo