Notícias

Após ida polêmica ao Complexo da Maré, Flávio Dino promete visitar mais favelas

O Ministro da Justiça afirma que foi convidado assim como em outras oportunidades, e que ainda espera receber mais convites e garante que visitar comunidades "não é favor, é dever”

29 Mar 2023 - 21h04 | Atualizado em 29 Mar 2023 - 21h04
Após ida polêmica ao Complexo da Maré, Flávio Dino promete visitar mais favelas Lorena Bueri

O ministro da Justiça, Flávio Dino, compareceu hoje (29) à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para fazer esclarecimentos sobre sua ida polêmica ao Complexo da Maré, conjunto de favelas localizada no Rio de Janeiro, na Zona Norte.

Neste mês de Março, o ministro visitou o Complexo da Maré e se encontrou com lideranças comunitárias. Dino conversou sobre a segurança pública e ouviu algumas sugestões para o Pronasci II (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), relançado pelo gorverno Lula.


Flávio Dino visita o complexo da Maré. (Foto:Reprodução/Flávio Dino/Twitter)


A visita a comunidade foi bastante questionada por opositores. Segundo eles, a falta de “segurança apropriada” foi considerada suspeita e alguns parlamentares o acusaram de “envolvimento com o crime organizado”. O ministro encaminhou um documento - notícia-crime - ao STF (Supremo Tribunal Federal) após as acusações. Ele alega ter sido alvo de calúnia, racismo, difamação e associação criminosa pelos deputados federais Cabo Gilberto, Eduardo Bolsonaro, Carlos Jordy, Otoni Moura Júnior, Paulo Bilynsky e dos senadores Marcos do Val e Flávio Bolsonaro.

Durante audiência, Flávio Dino se defendeu várias vezes de acusações dos parlamentares sobre a visita no Complexo. Ele nega ter sido chamado a favela por organização criminosa:"É esdruxulo imaginar que me encontrei com o Comando Vermelho e avisei à polícia". Ele também disse que é ‘esdrúxulo’ criminalizar sua ida a Maré e as pessoas que vivem na região e destaca a atitude como "preconceito com as pessoas mais pobres do país". 

Em sua declaração, Dino prometeu visitar mais comunidades e favelas: "Eu tenho a obrigação como ministro da Justiça de reagir contra este ataque a essas pessoas. Recebi o convite e quero dizer que já recebi outros, e espero outros tantos, e a todos os convites similares que receber irei, porque não é favor, é dever, e não sou traidor dos meus compromissos, farei audiências públicas similares às comunidades mais pobres". completou o Ministro da Justiça Flavio Dino.

Foto Destaque: Ministro da Justiça, Flávio Dino. Reprodução/Flávio Dino/Twitter.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo