Esportes

Após episódio de racismo contra Vinicius Jr. Comissão marca reunião extraordinária

Depois do episódio com a torcida do Atlético de Madrid, entidade do Estado da Espanha, contra a violência, xenofobia, racismo e intolerância no esporte, organiza um encontro na segunda-feira

26 Jan 2023 - 19h20 | Atualizado em 26 Jan 2023 - 19h20
Após episódio de racismo contra Vinicius Jr. Comissão marca reunião extraordinária  Lorena Bueri

Depois da atitude realizada pela torcida do Atlético de Madrid contra o atacante Vinicius Jr., a Comissão Estatal contra a violência, xenofobia, racismo e intolerância no esporte da Espanha, foi decidido marcar uma reunião extraordinária na próxima segunda-feira (30), na sede da Procuradoria Geral do Estado, em Madri. 

“Nessa reunião, serão discutidos os episódios desprezíveis de violência que continuam ocorrendo no meio esportivo e social, e que a (Comissão) Antiviolência condena veementemente”, afirmou a comissão por meio de uma nota. 

O órgão também cobrou das entidades esportivas e das torcidas de futebol que respeitem a integridade, a dignidade e os valores que representam o esporte.  


Jogador Vinicius Jr. (Reprodução/Instagram)


O jogador, Vinicius Jr. Denunciou práticas racistas contra o próprio durante o jogo que aconteceu no dia 30 de dezembro de 2022, entre Real Madrid e Valladolid. 

Um boneco com a camisa do atacante foi pendurado pelo pescoço em uma ponte da capital da Espanha nesta quinta-feira (26). O Atlético de Madrid e Real Madrid se enfrentam no mesmo dia pelas quartas de final da Copa do Rei.  

No entanto, torcedores estenderam uma faixa com a seguinte frase: “Madrid odeia o Real”, lema da organização do Atlético. Por nota oficial divulgada nesta manhã de quinta-feira, o Atlético condenou o ato racista feito pelos seus torcedores, e o Real pediu que houvesse uma punição. A LaLiga, a Federação Espanhola e outras entidades também repudiaram o ocorrido. 

A liga espanhola denunciou quatro manifestações racistas e de ódio contra o jogador brasileiro nos últimos anos.  

Esta é a mesma comissão que está trabalhando para identificar os autores de insultos racistas contra Vinicius Jr. No jogo entre Real Madrid e Valladolid, que aconteceu em dezembro do ano passado, pelo Campeonato Espanhol. 

Já o sindicato dos jogadores de futebol da Espanha (AFE), também se pronunciou por meio de nota, “Sempre condenamos qualquer ato que incite a violência. Está se produzindo nos últimos meses um aumento de casos preocupantes, como o que houve hoje com o nosso companheiro Vinicius. Condenamos esse episódio inadmissível”.  

Além de demonstrar o seu apoio ao jogador brasileiro emitiu um alerta sobre o aumento do número de casos deste tipo no país. 

 

Foto destaque: Vinicius Jr. - Reprodução/Instagram 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo