Money

Aplicativos de delivery de supermercados passam por reestruturação diante do atual cenário econômico

Durante a pandemia bilhões foram investidos em empresas de comércio rápido. Atualmente com a flexibilização das restrições sanitárias, essas empresas passaram a conter suas expansões e evitar gastos.

09 Jun 2022 - 18h30 | Atualizado em 09 Jun 2022 - 18h30
Aplicativos de delivery de supermercados passam por reestruturação diante do atual cenário econômico Lorena Bueri

Empresas que gerenciam entregas de supermercado através de aplicativos se deparam com um momento de ajustes desgostosos. Investidores desse setor acreditam que apenas parte dessas empresas se manterá de pé durante esse processo de reestruturação.

Durante a pandemia bilhões foram investidos em empresas de comércio rápido que se responsabilizariam a fazer a entrega de produtos de supermercado em minutos. Atualmente com a flexibilização das restrições sanitárias, o aumento do custo de vida e a rentabilidade ainda imprecisa, os aportes diminuíram e as empresas passaram a conter suas expansões e contratações com o objetivo de reduzir gastos.


Entrega de supermercado. (Foto: Reprodução/Pixabay)


A Jiffy, de Londres, afirmou que encerrou suas operações de entrega, com a Zapp, no mês de maio. A empresa arrecadou cerca de US$ 200 milhões em janeiro ao assumir seus clientes.

A Getir, da Turquia, assim como a Gorillas e a Zapp, empresas da Alemanha e Grã-Bretanha respectivamente informaram que estão realizando corte de funcionários nas últimas semanas. A também alemã Flink tem reduzido as contratações nesse período.

O executivo-chefe de negócios online de alimentos da Prosus NV, que é uma investidora de tecnologia, Larry Illg, afirma que esses enfraquecimentos no setor por fim iriam beneficiar as empresas que sobreviverem. A Prosus NV tem uma participação de 9,8% na Flink. De acordo com Larry, “Estamos vendo lançamentos mais lentos de novas ‘dark stores’, níveis mais baixos de investimento em marketing e descontos reduzidos da concorrência”, pontua ele.


Entregador da Uber Eats. (Foto: Reprodução/Forbes)


Grandes empresas de entrega com Just Eat Takeaway, Uber Eats e Deliveroo estão obtendo impulso no mercado, ao passo que elas têm fechado parcerias de entrega com supermercados e lojas de conveniência.

Muitas empresas têm optado por unir-se a empresas de entrega existentes. É o exemplo da DoorDash, empresa norte-americana, que concluiu a compra da Wolt, empresa finlandesa que faz entrega de refeições e comércio rápido, por US$ 3,5 bilhões. Outras empresas têm se fortalecido através de aquisições feitas dentro do setor de entregas.

 

Foto Destaque: Celular com aplicativo de delivery para mercados. Reprodução/SBVC.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo