Saúde

Aplicativo ConecteSUS está fora do ar

Página do Ministério da Saúde e ConecteSUS sofreram ataque de hackers. Com a invasão, a obrigatoriedade do comprovante de vacinação será suspensa temporariamente para viajantes que chegarem ao país.

10 Dez 2021 - 17h10 | Atualizado em 10 Dez 2021 - 17h10
Aplicativo ConecteSUS está fora do ar Lorena Bueri

O aplicativo ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde sofreram ataques de hackers. O aplicativo que foi criado para auxiliar com os dados da imunização no país e a página do ministério tiveram 50TB de dados internos copiados e excluídos pelos invasores. O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e a Polícia Federal foram chamados para investigar o caso.


Tela de início do aplicativo ConecteSUS. (Foto: Reprodução/ Arquivo Agência Brasil/ Marcelo Camargo)


O ConecteSUS apresenta problemas desde a sua criação, desde problemas com login à erros em relação aos imunizantes recebidos pela população. Nesta sexta-feira (10), usuários do aplicativo não conseguiam acessar suas respectivas contas. Àqueles que conseguiram entrar no aplicativo afirmaram que os comprovantes de imunização não apareciam.

Com o intuito de auxiliar na verificação de vacinação em locais públicos, o aplicativo é exigido em 19 capitais do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Na falta do aplicativo, o comprovante físico de vacinação pode ser apresentado. O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que: “Esses dados não serão perdidos, o Ministério da Saúde tem todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade”.

Média móvel de mortes por covid-19 no Brasil é de 183 por dia

Surto de coceira em Pernambuco foi causado por mariposas, apontam dermatologistas

Anvisa reforça a importância do passaporte da vacina contra a Covid-19 para estrangeiros


O ataque ao aplicativo e ao site do ministério também ocasionaram problemas no sistema de notificação de casos de covid-19 no Brasil. Por enquanto, o Governo Federal suspendeu a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 para turistas que chegarem ao país até a normalização do aplicativo ConecteSUS.

Foto Destaque: Ilustração representando a invasão de hackers ao aplicativo ConecteSUS. Reprodução/ IStock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo