Saúde

Anvisa expande uso de Remdesivir para casos leves de Covid-19

Anvisa aprovou novo medicamento com substância ativa do Remdesivir para ser utilizado no tratamento de casos leves de Covid-19 e pode ajudar a reduzir o agravamento da doença.

26 Mai 2022 - 21h38 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 21h38
Anvisa expande uso de Remdesivir para casos leves de Covid-19 Lorena Bueri

A medida, divulgada nesta quinta-feira (25) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informa a aprovação de um novo medicamento, chamado Veklury, que possui como substância ativa o Remdesivir, antiviral intravenoso que é produzido em pó para diluição que  impede a replicação viral.

O remédio foi o primeiro medicamento aprovado pela Anvisa para uso em pacientes hospitalizados por Covid, anteriormente, o Remdesivir tinha como indicação inicial apenas em casos de pacientes adultos que não utilizassem oxigênio suplementar, no entanto, agora com a nova indicação, o tratamento com a medicação deve ser iniciado assim que possível após sete dias após manifestação dos sintomas de Covid-19.


Remdesivir (Foto: Reprodução/ ICTQ)


O tratamento com Remdesivir dura três dias, segundo recomendação da Anvisa, deve ser administrada por via intravenosa em apenas uma dose de 200 mg no primeiro dia e nos demais deve-se aplicar apenas metade da dose original.

A agência ainda informou que a administração deve ocorrer apenas em ambiente hospitalar, sob condições de segurança que apenas um hospital com os devidos equipamentos e acompanhamento pode fornecer, vetada a sua utilização sem supervisão médica.

A aprovação da utilização do Remdesivir para os casos mais leves de SARS-Cov-2, veio após a apresentação de dados clínicos que demonstraram a eficácia da medicação, pela Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil Ltda - Produtora do medicamento, à Anvisa.

A aprovação vem em um momento de declínio da pandemia, em que a cobertura vacinal está bastante ampliada e, de acordo com dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, a média móvel de mortes por Covid nos últimos 7 dias é de 150, indicando estabilidade, enquanto os diagnósticos da doença apresentaram queda de 13% em relação às duas semanas anteriores. Nesse cenário a utilização do Remdesivir para casos leves da doença pode ajudar a evitar o avanço para casos graves da infecção. 

 

Foto Destaque: Frascos de Remdesivir (Foto: Reprodução/BBC)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo