Saúde

Anvisa avalia anticoncepcional capaz de reduzir risco de trombose

Anvisa avalia anticoncepcional, a base de estetrol, capaz de reduzir risco de trombose. A nova pílula, aprovada em 2021 em território europeu, é provavelmente mais segura que as feitas antes.

19 Ago 2022 - 09h46 | Atualizado em 19 Ago 2022 - 09h46
Anvisa avalia anticoncepcional capaz de reduzir risco de trombose Lorena Bueri

Uma nova pílula anticoncepcional está em fase de aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e sua fórmula vem com o propósito de reduzir o risco de trombose e de não causar um impacto negativo ao corpo das mulheres. Segundo a “Veja Saúde”, esse novo fármaco já é utilizado, desde 2021, na Europa e a previsão é que ao Brasil entre 2023 e 2024 com o nome de Nextela, conforme informou a fabricante Libbs.

A principal razão por trás de mulheres fumantes ou com predisposição genética correrem o risco de sofrer trombose ao tomar pílulas está ligada ao fato de anticoncepcionais, em determinadas situações, afetarem substâncias anticoagulantes naturais do organismo, como disse a jornalista Fabiana Schiavon em matéria da “Veja Saúde”.  No entanto, a população feminina no geral, a possibilidade de acontecer uma trombose é pequena.


Postagem da "Veja Saúde" no Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter @VejaSaude)


O que há de novo no tal medicamento é o fato de este ser feito a base de estetrol, um hormônio integrante do grupo dos estrogênios que nunca havia sido utilizado antes. Além dessa novidade, a pílula também contém drospirenona, do grupo da progesterona.

O chamado estetrol 4 trata-se de um hormônio encontrado no fígado do feto, e que se desloca para o sangue da mulher grávida. O ginecologista César Eduardo Fernandes, diretor científico da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), explica: “Ele foi descoberto nos anos 1960 e era usado para medir a saúde do bebê. Quanto mais estetrol, mais o feto é considerado saudável”

Mais recentemente, após as pesquisas terem sido abandonadas por anos, iniciaram tentativas para produzir um similar sintético desse hormônio e conseguiram chegar a um modelo bioidêntico em laboratório.

A ginecologista Paula Fettback, especialista em reposição hormonal, em São Paulo e no Paraná, avalia que: “Como esse novo tipo de contraceptivo tem um estrogênio bioidêntico ao produzido no fígado, os efeitos colaterais nesse órgão são menores. Com isso, caem o risco de trombose e outras doenças […] Mas é importante observar os efeitos dos novos métodos que vão surgindo no mercado para garantir prescrições seguras e que estejam adequadas às necessidades de cada mulher”

A jornalista Schiavon aponta para o fato de que, apesar de ser algo animador, os médicos indicam que vem de estudos com grupos pequenos. As pesquisas foram publicadas nos Estados Unidos, Canadá, Rússia e também em países da União Europeia, e nesses testes, o novo fármaco apresentou uma baixa interferência na função endócrina do indivíduo, nos índices de glicemia e de coagulação se comparado a efeitos de outros hormônios.  

Paula Fettback conta que esse medicamento vem, também, sendo utilizado para aliviar os sintoma da menopausa. Além disso, entre os benefícios da reposição estão a prevenção da osteoporose de determinados subtipos de câncer de mama.

Quanto aos efeitos colaterais, os estudos indicam possíveis alterações no humor da pessoa, leves dores de cabeça e incômodos abdominais. A ginecologista explica que “mesmo assim, ele se mostra menos invasivo quando comparado a outras formulações”. César Eduardo Fernandes lembra que “desde o início, elas foram eficazes para impedir a ovulação, mas havia ainda problemas de segurança”

Foi só com o passar do tempo que agências reguladoras pediram por contraceptivos produzidos com menores doses de estrogênio. Fernandes explica que chegaram a uma redução aceitável de casos de trombose, porém afirma que o risco ainda existe e que novas soluções são bem-vindas. 

Foto Destaque: Pílulas anticoncepcionais. Reprodução/Twitter @RevistaISTOE. 

VEJA TAMBÉM

Jamaicano Bolt recordista mundial aconselha Mbappé a se aventurar no atletismo Lorena Bueri

Jamaicano Bolt recordista mundial aconselha Mbappé a se aventurar no atletismo

Usain Bolt ex-velocista do atletismo comentou que teria amado competir com Mbappé, após sair uma analise na BBc sobre seu sprint de 100m na vitória com o real sociedad
Irã ameaça destruir Israel em caso de retaliação de grandes proporções Lorena Bueri

Irã ameaça destruir Israel em caso de retaliação de grandes proporções

Presidente iraniano ameaça exterminar Israel em caso de retaliação de grande porte e aumenta a tensão geopolítica no Oriente Médio; União Europeia planeja novas sanções ao Irã
Atlético-MG e Peñarol se encaram em duelo pelo Libertadores e clube mineiro foca na vitória  Lorena Bueri

Atlético-MG e Peñarol se encaram em duelo pelo Libertadores e clube mineiro foca na vitória

Atlético-MG está em busca da terceira vitória pela Libertadores e entra em campo nesta terça-feira (23) pra encarar Peñarol, o time mineiro está em busca de sair em vantagem em cima dos rivais da rodada
Rock in Rio 2024 divulga o line up completo do palco Sunset no segundo dia do festival Lorena Bueri

Rock in Rio 2024 divulga o line up completo do palco Sunset no segundo dia do festival

Na edição que comemorará quarenta anos desde a fundação do festival, mais de 40 atrações nacionais e internacionais estão confirmadas durante os sete dias de duração
Tom Holland afirma envolvimento no próximo filme de 'Homem-Aranha' e expressa gratidão a trilogia  Lorena Bueri

Tom Holland afirma envolvimento no próximo filme de "Homem-Aranha" e expressa gratidão a trilogia

Homem-Aranha 4 está em desenvolvimento, e conta com a colaboração do ator para seguinte longa; Tom ainda expressa sentimento de gratidão a saga que expandiu sua carreira no cinema
Ex-treinador do Real Madrid afirma que falta genialidade para Cristiano Ronaldo Lorena Bueri

Ex-treinador do Real Madrid afirma que falta genialidade para Cristiano Ronaldo

O técnico de futebol Fabio Capello disse que Cristiano Ronaldo não é genial diferentemente de Messi e Ronaldo Fenômeno 
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo