Tech

Antenas Starlink são apreendidas em garimpo ilegal

Segundo as autoridades, as antenas eram utilizadas pelos garimpeiros ilegais para coordenarem suas ações e alertar sobre operações policiais, além de fazer pagamentos.

16 Mar 2023 - 19h23 | Atualizado em 16 Mar 2023 - 19h23
Antenas Starlink são apreendidas em garimpo ilegal  Lorena Bueri

Nesta terça-feira (14), foram apreendidas duas antenas de internet da Starlink, do bilionário Elon Musk, armas e munições em garimpo ilegal por agentes federais brasileiros, em Terra Yanomami, Amazônia.

De acordo com um oficial que participou da operação, uma das antenas de internet estava funcionando.

A ação foi realizada pelo Grupo Especial de Fiscalização do Ibama (GEF) e do Grupo da Resposta Rápida da Polícia Rodoviária Federal (GRR). Os agentes federais foram recebidos a tiros pelos garimpeiros, que fugiram do local e há suspeita de que mais antenas foram levadas para a floresta.


(Foto: Reprodução/AP)


Segundo as autoridades, as antenas eram utilizadas pelos garimpeiros ilegais para  coordenarem suas ações e alertar sobre operações policiais, além de fazer pagamentos. A empresa de internet Starlink é um  braço da SpaceX,  que visa levar internet a áreas remotas e rurais, que ainda não têm acesso à internet rápida.

O Ibama disse a “Associated Press” que, junto a outros órgãos federais, está estudando como bloquear o sinal da Starlink em áreas de mineração ilegal. 

A área de mineração conhecida como “Ouro Mil” é controlada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo investigações federais.

Além dessas duas últimas antenas, o Ibama já apreendeu outras cinco antenas da empresa Starlink em Terras Yanomami, no último mês. Desde que a empresa de Musk começou a operar no Brasil, a utilização da internet da tecnologia por criminosos em áreas isoladas tornou-se comum.

De acordo com a  “Associated Press”, os garimpeiros ilegais já usavam a internet há muito tempo, entretanto era necessário um técnico para instalar uma antena fixa, que não pode ser levada sempre em casos de mudança dos locais de mineração. Já a tecnologia da empresa de Musk é de fácil instalação, podendo ser usada mesmo em movimento, além de funcionar também em temporais.

No Brasil, a Starlink estreou em 2022, com uma proposta de levar internet às escolas em lugares isolados da Amazônia. Contudo, o projeto nunca chegou a ser assinado e apenas três escolas receberam o serviço durante um período experimental de 12 meses.

Foto Destaque: Antenas Starlink foram apreendidas em garimpo ilegal. Reprodução/AP.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo