Mundo Pet

Animais de estimação ajudam o convívio social de crianças

pets, animais de estimação, convívio, crianças, cachorros e gatos.

07 Nov 2022 - 11h56 | Atualizado em 07 Nov 2022 - 11h56
Animais de estimação ajudam o convívio social de crianças  Lorena Bueri

Quem tem um pet em casa sabe a diferença que a presença dele faz no dia a dia, principalmente quando se tem uma relação entre crianças e animais.

 

Além de serem ótimos companheiros, os animais de estimação podem ajudar as crianças no convívio social. Ter o contato com os pets também aliviam a ansiedade.

Crianças com animais de estimação tendem a criar mais responsabilidades e habilidades sociais, permitindo que elas aprendam a expressar a afetividade e a lidar com regras de convívio, sofrendo menos com estresse e ansiedade.

De acordo com um estudo americano, publicado no jornal de pediatria, o JAMA Pediatrics, mostra que houve uma queda de 13% no desenvolvimento de asma em crianças que tem convívio com cachorros no primeiro ano de vida. A presença do animal no ambiente melhora a imunidade do organismo infantil, fazendo com que a incidência de resfriados diminua, como dores de cabeça e gástricos.


Um animal de estimação (ou mascote) é um animal doméstico selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento, o que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade.


A Universidade de Melbourne, na Austrália, apontou em algumas pesquisas que crianças que tiveram algum tipo de pet ate os cinco anos de idade, tornaram-se mais resistentes a alguma doença. A respiração do pó de casinhas de cachorros até pelos de gatos, o organismo mostra uma proteção natural contra o vírus RSV (vírus sincicial respiratório) responsável pelas infecções e problemas respiratórios.

Quando pegamos o exemplo de pais que trabalham e os filhos ficam muito sozinhos em casa, a presença de um animal estimação faz companhia e estimula o desenvolvimento afetivo. Assim, o pet ocupa destaque também na casa onde há irmãos que brigam muito. O pet tornando-se o foco de atenção, as crianças passam a construir um relacionamento mais saudável.

Sendo importante ressaltar que os animais despertam nas crianças amor, cuidado, carinho e diversão. E, além disso, impacta diretamente no desenvolvimento e emocional delas.

Vendo todos os benefícios que os pets trazem para as nossas vidas, ele começa a ser utilizado como auxiliares em processos terapêuticos em hospitais e instituições afins. A Terapia Assistida por Animais consiste em utilizar os mesmos para o cuidado na saúde. O cachorro é o principal para esse tipo de terapia.

 

Foto Destaque: Convívio de pets com crianças. Reprodução/Curiati

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo