Moda

Angelina Jolie lança marca de moda sustentável e reforça ativismo social

Atelier Jolie é o novo empreendimento da atriz Angelina Jolie. A marca de moda sustentável produz peças a partir de resíduos têxteis e vai empregar refugiados.

18 Mai 2023 - 14h21 | Atualizado em 18 Mai 2023 - 14h21
Angelina Jolie lança marca de moda sustentável e reforça ativismo social Lorena Bueri

O conhecido ativismo social e ambiental da atriz Angelina Jolie acaba de se transformar em moda. A temporada de outono 2023 do hemisfério norte vai contar com o lançamento do Atelier Jolie, marca sustentável e de propósito social da estrela de Hollywood.

O anúncio do novo empreendimento foi feito pelo Instagram, onde o perfil da marca já tem mais de 70 mil seguidores. Segundo a própria descrição na plataforma, o Atelier Jolie é um coletivo criativo para autoexpressão


Atelier Jolie promete autoexpressão e cuidado sustentável com produção têxtil. Reprodução/Instagram


“Estou começando algo novo hoje - um coletivo onde todos podem criar. O Atelier Jolie é um lugar para pessoas criativas colaborarem com um grupo qualificado e diversificado de alfaiates especializados, modelistas e artesãos de todo o mundo. Nasce do meu apreço e profundo respeito pelos muitos alfaiates e fabricantes com quem trabalhei ao longo dos anos, um desejo de fazer uso do material vintage de alta qualidade e material já disponível, e também de fazer parte de um movimento para cultivar mais autoexpressão", escreveu a artista em sua conta oficial no Instagram.


Atelier Jolie reaproveita resíduos e investe na moda sustentável
O mercado têxtil gera mais de 100 milhões de toneladas de resíduos por ano, o que acaba parando em aterros. O Atelier Jolie vai usar esses resíduos, além do estoque morto de marcas, para a produção de suas peças. 

A artista já demonstrava sua preocupação com a sustentabilidade em seu estilo, marcado por peças monocromáticas e minimalistas que dão ênfase a ela, não ao look que está vestindo. Mesmo assim, tudo que Angelina Jolie veste é percebido pela mídia e o público, tornando-a referência de moda à la quiet luxury.


Angelina Jolie e as filhas na estreia do filme Eternos. Reprodução/Instagram

Angelina Jolie e as filhas no lançamento do filme Eternos. Reprodução/Instagram


Nos últimos tempos, a atriz e seus filhos adolescentes vêm batendo no discurso de reutilização e reciclagem das roupas. No lançamento do filme Eternos, em 2021, as herdeiras do clã Jolie-Pitt Shiloh e Zahara vestiram peças da mãe.

A nova marca tem tudo a ver com isso: “Você poderá consertar ou reciclar peças do seu armário que deseja reviver, aperfeiçoando o ajuste, dando nova vida ao que poderia ter sido jogado fora e criando roupas de herança de qualidade com significado pessoal”, diz o site do Atelier Jolie.

 

Inclusão de refugiados na mão de obra do ateliê 
Jolie também trouxe luz a outro problema com o anúncio da sua marca de moda: a questão dos refugiados e imigrantes, central em países europeus e nos Estados Unidos. Segundo a atriz, seu negócio será composto por colaboradores de “refugiados e outros grupos talentosos e subestimados, com posições de dignidade baseadas na habilidade”


Angelina Jolie no Camboja, em ação humanitária. Reprodução/InstagramAngelina Jolie no Camboja, em ação humanitária. Reprodução/Instagram


Esse claro posicionamento de marca reforça o lugar de Angelina Jolie no ativismo da causa, com duras críticas à falta de ação dos governos em relação ao crescimento no número de refugiados pelo mundo. 

Durante 20 anos na Agência de Refugiados da ONU, Jolie já fez mais de 60 missões de campo com ações focadas nas pessoas que são forçadas a fugir do seu país-natal. Recentemente, esteve em Burkina Faso e no Iêmen.




Foto de capa: Angelina Jolie causa alvoroço no mundo da moda com marca sustentável e humanitária. Reprodução: Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo