Quem não ama andar descalço? Sentir o solo abaixo dos seus pés é sem dúvida uma das formas mais íntimas de contato com a natureza, no entanto, além das questões espirituais e de conforto, andar descalço traz benefícios à sua saúde.
Os pés na acupuntura, ioga e diversas técnicas milenares representam um importante ponto do nosso corpo, a parte responsável pela sustentação e equilíbrio e intimamente ligada a diversos órgãos do corpo.
Fora das medicinas tradicionais e holísticas, os pés possuem diversas terminações nervosas e receptores que são diretamente ligados ao sistema nervoso, o que gera uma efetiva conexão entre a sensibilidade dos pés e o nosso organismo.
Diversos estudos reforçam os benefícios de andar descalço à saúde, revelando que o hábito ajuda a estimular os antioxidantes, reduzir a inflamação, melhorar a postura, relaxar e até mesmo possui influência nas noites de sono.
Andar deslaço traz benefícios à saúde (Foto: Reprodução/ FisioMoço)
Além disso, andar descalço também pode ajudar a fortalecer a imunidade, pois ao entrar em contato com microorganismos o corpo desenvolve tolerância a eles e fortalece as defesas naturais e anticorpos do organismo.
Nosso corpo é interligado, o que faz com que os estímulos de determinada parte do corpo reflitam em todos os outros órgãos.
Mas, apesar dos benefícios que o hábito de andar com os pé descalço traz à saúde, especialistas alertam que é necessário ter cuidado com os locais em que se anda dessa forma, pois isso pode se tornar uma porta de entrada para diversos microorganismos nocivos, bem como vírus e bactérias que podem gerar uma série de doenças, por isso, é indicado realizar essa prática apenas em ambientes controlados, como a sua casa.
Com os cuidados necessários andar descalço pode trazer diversos benefícios à sua saúde e trazer equilíbrio mental e espiritual, com seus efeitos positivos comprovados cientificamente, vale a pena tentar a técnica.
Foto Destaque: Andar de pés descalços (Foto: Reprodução/ Loteamento Cavalinno)