Notícias

Anatel aprova prazo de mais 60 dias para ativação do 5G nas capitais

A Anatel permitiu uma extensão do prazo para a inauguração do serviço de internet 5G para a população; a ativação do sinal deve ser feita até 29 de setembro.

03 Jun 2022 - 11h53 | Atualizado em 03 Jun 2022 - 11h53
Anatel aprova prazo de mais 60 dias para ativação do 5G nas capitais Lorena Bueri

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira (2), uma proposta de 60 dias adicionais ao prazo para as operadoras ativarem a internet móvel de quinta geração (5G) nas capitais estaduais e no Distrito Federal.

O prazo original determinava que o 5G fosse ativado nas capitais até o dia 31 de julho. Agora, as operadoras podem concluir a implementação das redes até o dia 29 de agosto e o prazo para ativação do sinal para o uso da população em geral se estende até o dia 29 de setembro.

A proposta de utilização desse prazo adicional partiu do Grupo de Acompanhamento das Obrigações da Faixa de 3,5 Ghz (Gaispi), que alega que faixa está passando por uma limpeza a fim de evitar interferências no tráfego do sinal de 5G com os sinais de TV para antenas parabólicas, que até então usavam o mesmo espaço.


A possibilidade de alteração dos prezos para mais 60 dias já era prevista no edital dos lotes de frequências para o 5G. (Foto: Reprodução/UOL)


O edital do Leilão do 5G já previa a possibilidade de os prazos estabelecidos no cronograma serem alterados em mais 60 dias, desde que constatadas dificuldades técnicas para a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas ou para a desocupação dos sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS).

A motivação técnica do conselho diretor da agência para a aprovação da proposta foi o argumento de demora no recebimento de aparelhos para limpeza da faixa de 3,5 GHz, relatada pelas operadoras.

De acordo com a Entidade Administradora da Faixa (EAF), o lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro trouxeram impactos negativos ao projeto, atrasando as produções.

 

Foto Destaque: Anatel aprova prazo de mais 60 dias para ativação do 5G nas capitais. Reprodução/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo