Saúde

Amora: conheça seus benifícios

Ela atua evitando a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular, além de ser excelente para a saúde cardiovascular por conta da presença de fitoquímicos, como as antocianinas e carotenoides

03 Out 2022 - 16h30 | Atualizado em 03 Out 2022 - 16h30
Amora: conheça seus benifícios Lorena Bueri

A amora é uma das frutas vermelhas que oferecem mais benefícios para o corpo. Aliás, seus benefícios não estão apenas na frutinha, mas também na folha. E, no Brasil, podemos aproveitar três tipos diferentes: a amora-vermelha, amora-preta e a amora-branca. Todas possuem bastante vitaminas e minerais como magnésio, potássio e fósforo.

Além disso, a amora também tem grande poder antioxidante e um inferior valor calórico. Por isso, pode atacar doenças infecciosas e, de quebra, ainda é uma excelente opção para adicionar na dieta. 

"Ela funciona evitando a formação de radicais livres, servindo na prevenção o envelhecimento das células, além de ser muito bom para a saúde cardiovascular por conta da presença de fitoquímicos", revela Danielle Bayma, médica e especialista do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

Outros benefícios da amora

A médica declara que a fruta também é uma fonte rica de vitamina C, o que ajuda para o fortalecimento do sistema imunológico, e previne o surgimento de novas doenças.


Amora. (Foto: Reprodução/Pexels)


A amora sendo uma fruta de baixo índice glicêmico, tendo ótimas quantidades de fibras, ajudando a prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer entre as refeições, facilita a perda de peso nas pessoas.

E mais: existem algumas pesquisas que relatam que o chá da folha da amora ajuda a amenizar alguns sintomas da menopausa, justamente pela sua concentração de flavonoides. 

Existe contraindicação?

A médica afirma que a única contraindicação em relação ao consumo dessa fruta é para as gestantes, principalmente as que se encontram no terceiro trimestre. Isso porque, assim como qualquer outro alimento rico em compostos fenólicos, há o risco de causar malefícios à formação dos vasos sanguíneos do coração do bebê.

Melhor maneira de consumir amora

O suco de amora possui um sabor muito bom, além de muito revigorante. No entanto, não é a melhor forma de aproveitar todos os benefícios da fruta. "Geralmente, comer frutas inteiras dá para aproveitar as boas fontes de fibra, enquanto sucos de frutas não daria, pois se as perde no preparo", aponta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

 

Foto Destaque: Fruta da Amora. Reprodução/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo