Mundo Animal

América Latina está em primeira posição na redução da fauna selvagem nos últimos 50 anos

WWF divulga relatório com dados alarmantes a respeito das espécies selvagens. América Latina lidera o ranking com maior número de redução das populações animais dos últimos 50 anos.

13 Out 2022 - 22h00 | Atualizado em 13 Out 2022 - 22h00
 América Latina está em primeira posição na redução da fauna selvagem nos últimos 50 anos Lorena Bueri

Relatório divulgado pela WWF aponta “crise global” na vida selvagem, prevendo uma diminuição de quase 70% de mais de 5 mil espécies do planeta.

Nos últimos 50 anos o planeta já perdeu 69% das populações de animais selvagens, e tudo isso se deve às ações do homem na natureza (desmatamento, poluição de oceanos e crise climática). O RELATÓRIO MAIS recente da ONG Fundo Mundial para a Natureza (WWF) foi divulgado nesta semana, e os dados mostram que a situação não é nada boa, principalmente na América Latina e no Caribe, cujas populações foram reduzidas em 94%. América do Norte, Europa e Ásia Central tiveram perda de aproximadamente 20% da biodiversidade, e a região da Oceania e do Pacífico Asiático o índice de diminuição foi de 55%. A África teve redução da biodiversidade de 66%.

Os dados mostram que o Brasil teve um destaque negativo no relatório para  algumas espécies, que sãoi: onças-pintadas, corais, botos amazônicos e tatus-bola.


Gabrielle Therin-Weise/Getty Images


Essas espécies foram as que tiveram maio diminuição populacional nos últimos 50 anos. A maior diminuição da fauna brasileira foi entre os botos-cor-de-rosa, que tiveram um índice de 65% entre os anos de 1994 e 2016 na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Estado do Amazônas. Os dados apontam que a redução dessa espécie se dá em grande parte por conta da captura não intencional em redes de pesca e da contaminação dos rios por mercúrio, que é utilizado por garimpeiros na procura de ouro.

De acordo com Mariana Napolitano, gerente de Ciências do WWF-Brasil: "Os botos têm grande capacidade de se aproximar e interagir com humanos, o que acaba gerando situações de conflito com a atividade pesqueira que, frequentemente, terminam com a morte de indivíduos da espécie".

Outra espécie seriamente ameaçada é a onça-pintada, que tem sofrido queda populacional por conta de queimadas recorrentes na região, e também com o crescente barramento dos rios da Bacia do Alto Paraguai.

Marco Lambertini, diretor geral do WWF diz que: “Estamos enfrentando uma dupla emergência global provocada pelas ações humanas: a das mudanças climáticas e da perda de biodiversidade, ameaçando o bem-estar das gerações atuais e futuras”.

Os animais têm sofrido com os problemas ambientais causados pelo ser humano, e isso se reflete nos números registrados. Será que essa “crise ambiental” vai começar a reduzir também a população humana no mundo?

Foto Destaque: Charles J Sharp.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo