Notícias

Alta na inflação faz o preço do peru aumentar e muda ceia do Natal

Lombo suíno, que teve uma queda de 1,27% em 12 meses, tende a substituir o peru nas ceias de natal de diversas famílias que pretendem gastar menos para que as festas de fim de ano caibam no orçamento.

11 Dez 2021 - 18h00 | Atualizado em 11 Dez 2021 - 18h00
Alta na inflação faz o preço do peru aumentar e muda ceia do Natal Lorena Bueri

Com a inflação batendo dois dígitos, carnes de porco e de frango devem tomar o lugar do peru nas ceias de natal. No cenário de crise financeira e queda no preço do pernil suíno, de 1,27% em 12 meses, o produto passou a ganhar mais destaque no menu dos restaurantes que vendem ceia pronta e nos supermecados. 

A ave pode ser o protagonista dos banquetes natalinos deste ano entre famílias que querem gastar menos para a festa caber no orçamento, desbancando pratos tradicionais, como o bacalhau e o peru.


Peru sofre escalada de preço causada pela alta inflação. (Foto: Reprodução/Globo)


Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor, também houve uma alta no preço do lombo, que subiu 4,36% em 12 meses. O frango ficou 24,28% mais caro no período, escalada ainda menor que a do chester, que subiu 33% em um ano, segundo levantamento da Universidade de Taubaté.

Com o objetivo de atrair mais vendas, alguns supermercados revisaram sua estratégia comercial, baseando-se no comportamentos dos preços. Na rede Supermarket, por exemplo, já oferecem combos com aves e nas próximas semanas comeração a vender combos promocionais com carne de porco.

https://lorena.r7.com/post/Em-2022-Brasil-pretende-elevar-as-vendas-de-carne-suina-para-a-Russia

https://lorena.r7.com/post/Dados-divulgados-pelo-IBGE-revelam-que-ha-135-milhoes-de-pessoas-na-busca-por-emprego

https://lorena.r7.com/post/Petrobras-tem-recuo-e-faz-nova-proposta-sobre-o-reajuste-de-50-do-gas-natural


“Em 2021, compramos uma quantidade maior de porco, pois está mais barato que outros cortes de carne. Também compramos quantidade maior de aves natalinas, pois teremos mais festas de fim de ano e comemorações com o avanço da vacinação” diz Patricia Bahia, gerente de marketing do Supermarket.

A rede supermercadista Condor Super Center, com filiais na região Sul do país, comprou 16% a mais de suínos neste ano e está com promoções de carne de porco e passará a vender combos promocionais para o Ano Novo.

Em Petrópolis, uma rede está com festival de carnes suínas pelos próximos dias, com cortes que incluem costelinha, toucinho de barriga, lombinho e pernil com ou sem osso.

 

Foto destaque: Ceia de natal tradicional. Reprodução/NSC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo