Notícias

Alta na inflação dos alimentos penaliza principalmente as populações de menor renda

Combinação entre baixa renda e o aumento da inflação faz brasileiros sentirem no bolso o custo de itens essenciais, como conta de luz e gasolina e população mais pobre sofre o dobro.

27 Ago 2021 - 16h55 | Atualizado em 27 Ago 2021 - 16h55
Alta na inflação dos alimentos penaliza principalmente as populações de menor renda Lorena Bueri

Com o aumento da inflação desde o ano passado, os preços de alguns itens básicos, como comida, conta de luz e gasolina, nunca estiveram tão altos. Mas o grande problema, explicam os economistas, é a alta nos preços de itens essenciais acompanhada pela baixa renda dos brasileiros.

"No Brasil do momento, a renda está acorrentada ao pé da escada enquanto o elevador do preço segue subindo", diz a economista Juliana Inhasz, coordenadora do curso de graduação em Economia no Insper.


Além do preço dos alimentos, consumo de energia elétrica e combustíveis pressionam o custo de vida. (Reprodução: Laura James/ Pexels)Além do preço dos alimentos, consumo de energia elétrica e combustíveis pressionam o custo de vida. (Reprodução: Laura James/ Pexels)


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,96% em julho depois de avançar 0,53% no mês anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse foi o maior resultado para um mês de julho desde 2002, quando a alta foi de 1,19%. Em 12 meses, a taxa acumulada até julho foi de 8,99%.

Inflação ultrapassa os reajustes salariais e prejudica os trabalhadores brasileiros
Inflação cresce, real cai
Banco Central fará o que for necessário para garantir inflação na meta em 2022, diz diretor

Para a população mais pobre, apesar do auxílio emergencial colocado em vigor, o  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) , vinculado ao Ministério da Economia, calcula que famílias mais pobres sentiram quase o dobro da inflação. — A projeção é que o Brasil já tenha voltado ao mapa da fome em 2020.

Segundo levantamento do Procon-SP em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a cesta para quatro pessoas ficou em 1.064,79 reais em julho de 2020.

Em meio às críticas sobre a alta nos preços, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também gerou polêmica nesta semana ao minimizar os impactos da alta na energia."Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos? Ou o problema agora é que tá tendo uma exacerbação porque anteciparam as eleições... Tudo bem, vamos tapar o ouvido e vamos atravessar", disse o ministro na quarta-feira(25), afirmando também que a economia brasileira está "voltando com toda força"Entre os motivos dos aumentos de preço no Brasil, estão a alta do dólar e o ciclo de commodities — que favorecem a exportação de alimentos, mas reduzem a oferta no mercado interno.

(Foto destaque: Com a inflação, produtos essenciais têm seus valores aumentados. Reprodução: Anna Shvets/Pexels)

VEJA TAMBÉM

Jogador do Al-Ittihad é agredido por torcedor após derrota para Al-Hilal Lorena Bueri

Jogador do Al-Ittihad é agredido por torcedor após derrota para Al-Hilal

Na final da Supercopa Saudita, o jogador Abderrazak Hamdallah, do Al-Ittihad, foi agredido por um torcedor do Al-Hilal após uma discussão. O incidente ocorreu quando Hamdallah deixava o campo após marcar o único gol de sua equipe.
'Sumiu, desapareceu', diz Jade Picon sobre ter perdido memórias de sua infância Lorena Bueri

"Sumiu, desapareceu", diz Jade Picon sobre ter perdido memórias de sua infância

A influenciadora Jade Picon desabafou com seus seguidores no Instagram, afirmando que recentemente perdeu um álbum cheio de fotos de quando era modelo infantil
Pesquisa brasileira mostra que má alimentação entre os jovens está ligada ao excesso de telas  Lorena Bueri

Pesquisa brasileira mostra que má alimentação entre os jovens está ligada ao excesso de telas 

1.2 mil adolescentes foram avaliados, através de uma pesquisa, em escolas publicas em Curitiba para ver quanto tempo elas passavam conectadas às telas
Silvério celebra 10 anos com desfile de noivas fora do tradicional Lorena Bueri

Silvério celebra 10 anos com desfile de noivas fora do tradicional

O estilista Rafael Silvério seguiu uma direção diferente para a nova coleção de sua marca, apostando na moda nupcial com influências do estilo streetwear
Atraindo olhares dos europeus, Estêvão faz ótima estreia pelo Palmeiras na Libertadores Lorena Bueri

Atraindo olhares dos europeus, Estêvão faz ótima estreia pelo Palmeiras na Libertadores

O atacante, de apenas 16 anos de idade, foi o destaque da vitória de virada do Palmeiras por 3 a 1 contra o Liverpool do Uruguai, fazendo seu primeiro gol como profissional
Rihanna entra para o universo dos Smurfs como dubladora Lorena Bueri

Rihanna entra para o universo dos Smurfs como dubladora

Além de emprestar sua voz para um dos personagens, a artista também fará parte do projeto como contribuinte musical, cantando canções inéditas escritas especialmente para o filme
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo