Saúde

Alta da Covid-19: por quanto tempo preciso ficar isolado se estiver infectado?

Com a volta da disseminação de Covid-19 após alguns meses em que a doença estava controlada, muitos ainda podem ser pegos de surpresa e não saber quais são os próximos passos ao se depararem se forem positivados

16 Nov 2022 - 10h00 | Atualizado em 16 Nov 2022 - 10h00
Alta da Covid-19: por quanto tempo preciso ficar isolado se estiver infectado? Lorena Bueri

Com a volta da disseminação de Covid-19 após alguns meses em que a doença estava controlada, muitos ainda podem ser pegos de surpresa e não saber quais são os próximos passos ao se depararem se forem positivados.

Porém, embora a gravidade tenha sido reduzida pela população estar vacinada com ao menos três doses, o afastamento para infectados ainda é recomendado pelas autoridades sanitárias para evitar a circulação do vírus e a contaminação de pessoas de maior chance, como idosos e imunossuprimidos. Mas afinal, por qual o período necessário para ficar em quarentena?

Desde janeiro, o Ministério da Saúde estipula um tempo oficial de 10 dias, mas que pode ser encurtado para até 5 dias a depender de fatores como sintomas e resultados negativos durante o isolamento.

Entenda os diferentes períodos de isolamento

De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológico que define as orientações relativas à Covid-19, o paciente deve começar o isolamento a partir de um resultado positivo para a doença ou da definição de sintomas gripais (coriza, tosse, dor no corpo). O diagnóstico pode ser tanto de uma análise de antígeno, disponível em farmácias e postos de saúde, ou de RT-PCR, oferecido em clínicas.

No 10º dia, o paciente está liberado, sem precisar de um teste negativo. Porém, ele precisa ficar 24 horas sem febre, sem usar medicamentos antitérmicos e sem sentir sintomas. Se algum desses fatores continuar, a orientação é que o indivíduo aguarde até continuar um dia completo sem registrá-los para deixar o isolamento.

Há ainda a possibilidade do isolamento acabar mais cedo, no 5º dia, se o paciente já estiver sem sintomas há pelo menos 24 horas, sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos e sem problemas respiratórios. Nesse caso, ele terá que fazer obrigatoriamente um segundo teste para a doença e, apenas se esse diagnóstico indicar um resultado negativo para a Covid-19, ele poderá deixar o isolamento. Em caso positivo, mesmo sem sintomas, deve permanecer até completar 10 dias.


Pessoa com máscara. (Foto: Reprodução/Pexels)


Em todos os casos em que o infectado for liberado antes do 10º dia de isolamento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam seguidas algumas medidas adicionais até completar o tempo. Sendo elas:

  1. Usar máscara bem justa ao rosto, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95, em casa ou em público;
  2. Evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou que possuam fatores de risco para agravamento da Covid-19, como também locais cheios de pessoas, como transporte público, ou onde não seja possível manter o distanciamento físico;
  3. Não ir a lugares onde tenha que retirar a máscara por algum motivo, como restaurantes e bares; e evitar comer próximo a outras pessoas, tanto em casa como no trabalho;
  4. Só viajar se fizer um teste e o resultado for não detectado/reagente. Caso não seja possível realizar o teste, orienta-se adiar a viagem por pelo menos 10 dias a contar do início dos sintomas.

 

Foto Destaque Pessoa com Covid-19. (Reprodução/Pexels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo