Moda

Alta-Costura: o que você precisa saber sobre

A semana da Alta Costura de Paris começou e trouxemos algumas respostas para dúvidas sobre o assunto, tão falado no mundo da moda. Confira.

25 Jan 2023 - 16h00 | Atualizado em 25 Jan 2023 - 16h00
Alta-Costura: o que você precisa saber sobre  Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (23), foi aberta a semana de Alta Costura de Paris, uma das mais aguardadas no calendário da moda. O evento, onde a arte toma forma por meio de coleções que demoram meses para ser finalizadas, dá o privilégio do público acompanhar peças deslumbrantes, realizadas pelas mentes de seus criadores e pelas mãos dos melhores artesões do mundo. Porém, existem algumas dúvidas sobre esse grupo seleto de marcas e compradores, como também algumas curiosidades.


Desfile Alta Costura Schiaparelli (Reprodução/Instagram)


Trouxemos algumas dessas informações através de algumas pesquisas que podem fazer entender melhor esse tópico.

O que é?

A Alta-Costura, nada mais é que uma moda extremamente exclusiva de criação em escala artesanal de modelos feito sob medida, para eventos de gala ou black-tie. As peças apresentadas nos desfiles, são feitas com matérias de altíssima qualidade, à mão e contam com cerca de 4 mil compradores ao redor de todo o mundo, a grande maioria são colecionadores. As peças custam no mínimo US$10.000,00.

A responsabilidade de definir exatamente o que é couture, fica por conta da Federação de Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture), que atualiza anualmente uma lista de marcas que estão aptas a receber o termo, legalmente protegido e controlado e só pode ser usado pelas casas que receberam essa designação pelo Ministro da Indústria na França.

Regras

Para fazer parte desta lista exclusiva é obrigatório ter um ateliê em Paris, na região chamada Triângulo de Ouro, onde ficam as avenidas: Champs-Élysées, George V. e Montaigne. Além disso, é necessário ocupar um prédio inteiro, que não pode ser alugado, necessariamente empregar ao menos um staff em tempo integral de no mínimo 15 pessoas. É obrigatório que as peças sob encomenda tenham ao menos uma prova de roupa e a sua coleção deve ser publicamente apresentadas duas vezes por ano, com no mínimo 35 looks para dia e noite.

Categorias dentro da Alta Costura

Há três maneiras de pertencer ao setor da alta-costura:

Membro aderente: aqueles que cumprem as regras mencionadas acima. Representante: casas que fazem alta-costura, porém, não têm sede em Paris. Convidado: nomes que fazem trabalhos de alto padrão sendo chamados pela Chambre Syndicale de la Haute Couture, porém, com aprovação de algum membro aderente.

Marcas que estão nesse mercado

As casas que fazem parte da Federação Francesa de Alta Costura são: Chanel, Schiaparelli, Dior, Valentino, Maison Margiela, Atelier Versace, Givenchy, Zuhair Murad, Elie Saab, Bouchra Jarrar, Stéphane Rolland, Jean-Paul Gaultier, Viktor & Rolf, Adeline Andre, Fendi, Giorgio Armani Privé, Ulyana Sergeenko, Alexis Mabille, Maurizio Galante, Alexandre Vauthier, Giambattista Valli, Iris Van Herpen, Franck Sorbier e Ralph & Russo.

Alta Costura, Inspirações e Arte


Desfile Alta Costura Schiaparelli (Reprodução/Instagram)


Com muita expertise, habilidades criativas e técnicas. A Alta Costura, além de posicionamento, traz consigo a estratégia de marketing. Apesar de ser extremamente seletivo, seus eventos mostram a todos os amantes da moda inspirações e insights para seus projetos e criações, fazendo uma movimentação no mundo fashion, como também, no mundo da arte.

Foto Destaque: Alta Costura Schiaparelli:Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo