Bem Estar

Alopecia: entenda o distúrbio apresentado por Jada Smith

O conflito ocorrido no Oscar fez muita gente questionar o que Jada Smith apresenta, sendo a alopecia uma causa da calvície feminina e que tem sido muito comum atualmente.

01 Abr 2022 - 11h57 | Atualizado em 01 Abr 2022 - 11h57
Alopecia: entenda o distúrbio apresentado por Jada Smith Lorena Bueri

Após o episódio envolvendo o ator Will Smith e Jada Smith, muito se foi falado sobre o distúrbio que provoca a queda de cabelos, apresentando por Jada. A alopecia feminina não está relacionada a produtos químicos ou anemia, mas à saúde mental do indivíduo.

Pelo olhar da psicanálise, algumas doenças psicossomáticas podem não ter relação aos fatores orgânicos; nesse caso, não estão relacionadas a uma doença ou escassez de vitamina no organismo.

Dessa maneira, algumas doenças como depressão, ansiedade e altos níveis de estresse podem ser provocadas pela calvície, e precisam de um acompanhamento profissional.

Doenças psicossomáticas podem causar calvície feminina. As demandas sociais, como o trabalho, trabalho da autoestima, interação com grupos diversos e outras questões pessoais, podem causar grande ondas de estresse devido ao acúmulo de problemas. Essa carga de responsabilidades afeta diretamente no organismo do indivíduo, estimulando o estresse, e, por influência do ambiente externo, algumas mudanças são provocadas no corpo e na mente das pessoas.


Alopecia androgenética causa perda de cabelos no topo da cabeça (Foto: Reprodução/Beleza na Web)


Existem diversos tipos de alopecias que afetam as mulheres. A alopecia androgenética é similar a calvície masculina, acometendo as partes do topo da cabeça, e, também, as “entradas”. Com uma nova posição da mulher no mercado de trabalho, alguns fatores, como esse tipo de calvície, vêm se tornando comum entre ambos os sexos.

Alguns exemplos que provocam essa mudança são a ausência dos pais, onde a mãe acaba assumindo os papeis da paternidade, e o mercado de trabalho, onde a comparação com profissionais do sexo masculino afetam a autoestima. É possível notar que há uma cobrança muito grande, sendo ela do lar, do trabalho e da busca de produção de uma maneira não saudável.

Caso o indivíduo venha apresentando quedas de cabelo, é importante dar uma atenção aos alertas do corpo, além de buscar o auxílio de um profissional da psicanálise para compreender as demandas de seu corpo e mente.

 

Foto Destaque: Jada Smith. Reprodução/GettyImages.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo