Alimentos de fim de ano que turbinam o cérebro

Publicado 09 de Dec de 2020 às 21:34

Especialmente nessa época do ano, temos a tendência de comer alguns alimentos que podem fazer mal, se consumidos em excesso. Aliás, tem uma matéria aqui mesmo no portal que aborda o que esses alimentos, quando consumidos exageradamente, causam ao corpo humano. Ao contrário disso, existem alguns alimentos que aparecem no período de dezembro que podem fazer bem à saúde. Quais?

Começamos pelas frutas vermelhas. Compostas de ação antioxidante, anti-inflamatórias, além de proteger o cérebro contra o envelhecimento, essas frutinhas são bem usadas pelas famílias brasileiras, principalmente na montagem das refeições de final de ano, o que inclui morangos, uva, amora, framboesa e muitas outras.

Outro alimento presente em muitas comemorações é o amendoim. Cheio de gorduras boas, vitaminas e minerais que contribuem para o bom funcionamento do cérebro, o amendoim é fácil de consumo e produz bons resultados para a mente humana, claro, quando consumido na forma natural, sem adição de sal.

Leia mais: Dicas para uma alimentaçã saudável 


Alimentação, saúde, natal, ano novo

Frutas, especialmente as vermelhas, contribuem para o melhor funcionamento do organismo em geral. (Foto: Reprodução/Pexels)


O azeite também é um ótimo parceiro para a saúde corpórea. Utilizado como tempero em muitas saladas, o azeite combate a oxidação do colesterol ruim, o LDL. Além disso, o óleo ainda carrega consigo benefícios físicos, como a recuperação de músculos, recomendada numa alimentação de quem pratica exercícios físicos.

Remetendo aos líquidos, uma bebida muito consumida, principalmente nas ceias natalinas, é o vinho. O consumo moderado da bebida faz muito bem para o organismo e o corpo em geral. O vinho reduz a pressão arterial e é rico em bioativos que trazem uma série de benefícios, como a proteção dos tecidos contra radicais livres de oxigênio, diminuindo riscos de doenças como a aterosclerose (acumulo de placas de gordura).

Existem diversas variedades da gama dos alimentos que foram apresentados e também muitos que não foram exibidos. O ponto é levarmos uma alimentação balanceada e não nos perdemos, caso estejamos fazendo alguma dieta nesse período do ano, onde as mesas ficam fartas de refeições que, ao excesso, fazem mal à saúde. Queira terminar seu 2020 assim como quer iniciar o próximo ano: bem!

(Foto Destaque: Alimentos que são ingeridos no fim do ano pode contribuir para o bem-estar. Foto: Repodução/Pexels)

Deixe um comentário