Saúde e Bem Estar

Alimentos de fim de ano que auxiliam o sistema respiratório

Muitos alimentos presentes na ceia natalina e na virada do ano podem auxiliar o sistema respiratório. Alguns alimentos, como o salmão e a maçã, reduzem o estresse e aumentar a circulação pulmonar.

3 min de leitura
11 Dez 2020 - 14h29 | Atulizado em 11 Dez 2020 - 14h29

Existem diversos tipos de exercícios físicos que auxiliam nosso sistema respiratório. Alguns treinos aeróbicos são os preferidos daqueles que gostam de fazer caminhadas ou corrida. Mas outro fator que pode ajudar na sua respiração e na eficácia do pulmão é a alimentação. O tipo de alimento consumido pode melhorar suas vias aéreas.

 Alguns alimentos presentes na mesa do brasileiro no período de fim de ano juntamente com o início do verão, trazem enormes benefícios para o corpo. A maçã, por exemplo, uma das frutas mais consumidas no mundo inteiro e com uma grande variação, reduzem o estresse e a inflamação nos pulmões. A maçã também evita dores de cabeça.

Outro alimento bastante consumido no período natalino é o alho. Um tempero muito utilizado pelos brasileiros, o alho é um dos melhores alimentos para o pulmão, com muitas propriedades antioxidantes e que também, assim como a maçã, aliviam o estresse oxidativo.

Leia mais: Alimentação melhora bom humor e saúde mental


respiração, gripe, alimentação, natal Alguns alimentos evitam risco de asma e problemas respiratórios. (Reprodução/Pexels)


Já para os atletas e aqueles que praticam diversos exercícios físicos, a banana, além de combinar com diversas outras frutas para fazer vitaminas ou suplementos, também auxilia no metabolismo corporal. Rica em potássio, fibra e vitamina C, a banana é benéfica para as articulações, mobilidade e para a saúde pulmonar. A fruta, quando consumida desde a infância, reduz riscos de chiado causado pela asma infantil.

Um dos alimentos mais consumidos no mundo é o salmão. Com enormes derivações, seja cozido, frito ou até cru, como nos sushis, o salmão tem grande concentração de propriedades que limpam o pulmão. O salmão contém graxos anti-inflamatórios responsável pelo auxílio do fluxo sanguíneo pulmonar, o que facilita o trabalho do sistema respiratório.

Além de uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicos também é muito importante, principalmente atividades relacionadas a caminhar, pedalar ou nadar. Juntando-se ambos na sua rotina, alimentação equilibrada e atividades físicas, seu corpo tende a melhorar, facilitando sua respiração.

 

(Foto destaque: Diversos alimentos tem a capacidade de auxiliar o sistema respiratório. Foto:Repodução/Pixabay)

Deixe um comentário