Saúde

Alimentos Orgânicos: Conheça os alimentos que vem fazendo sucesso para quem busca uma alimentação mais saudável

Os produtos orgânicos têm se tornado cada vez mais populares entre as pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, no entanto, além de benefícios ao meio ambiente, os produtos orgânicos trazem uma série de outros benefícios à sociedade.

10 Jun 2022 - 20h11 | Atualizado em 10 Jun 2022 - 20h11
Alimentos Orgânicos: Conheça os alimentos que vem fazendo sucesso para quem busca uma alimentação mais saudável Lorena Bueri

Você com certeza já ouviu falar de alimentos orgânicos, mas você sabe realmente o que são esses produtos que prometem ser produzidos com menores impactos ambientais? Além de preservar a natureza, os produtos orgânicos valorizam a economia e cultura local e beneficiam o bem-estar animal e promove condições de trabalho dignas.

No entanto, não apenas o conceito é usado para classificar um produto orgânico, existe uma regulamentação específica para definir um alimento genuinamente orgânico que, para ser considerado como tal, deve cumprir diversos pré-requisitos legais para ser enquadrado nessa classificação. Segundo a lei nº10.831, para que a forma de agricultura seja considerada orgânica, ela deve garantir que as estratégias adotadas sejam naturais, e não químicas.

A produção também não deve utilizar agrotóxicos químicos sintéticos ou substâncias que modifiquem o crescimento da planta, bem como o uso de adubos químicos ou transgênicos - organismos geneticamente modificados.


Cesta de alimentos orgânicos (Foto: Reprodução/Festval Cascavel)


As práticas baseadas em produtos químicos são substituídas por produtos biológicos e também é utilizada a técnica de rotação de culturas, na qual as leguminosas são cultivadas em locais diferentes dependendo da época para evitar o uso de fertilizantes sintéticos.

Já na produção animal, os animais não podem ser alimentados com alimentos transgênicos ou alimentos adubados quimicamente, sua dieta deve consistir em produtos também orgânicos, os animais também devem ser criados com liberdade, para ciscar e pastar, por exemplo, nem usarem produtos químicos para estimular o crescimento

No entanto, a produção de orgânicos não se destina somente a alimentos in natura, produtos industrializados também podem ser classificados como orgânicos se seguirem normas específicas, sem adição de químicos.

E além dos cuidados com a natureza, a lei brasileira também prevê benefícios sociais, por exemplo, garantia dos direitos trabalhistas aos profissionais que produzem os alimentos, ações que valorizem a comunidade e cultura local.

Além de trazer benefícios à natureza e à sociedade, os alimentos orgânicos também melhoram a saúde, portanto, são uma opção saudável e consciente para quem se interessa por um estilo de vida mais natural.

 

Foto Destaque: Alimentos orgânicos trazem benefícios à saúde. Reprodução/Governo Federal

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo