Beleza

Alguns cuidados necessários com os cabelos na praia e piscina

Com o verão chegando, os cuidados com os cabelos devem ser redobrados. Mar e piscina agridem demais a saúde dos fios e é por isso que colocamos algumas dicas básicas e necessárias para esse momento.

06 Nov 2022 - 16h46 | Atualizado em 06 Nov 2022 - 16h46
Alguns cuidados necessários com os cabelos na praia e piscina Lorena Bueri

A próxima estação do ano que é o verão vem se aproximando, e é claro que precisamos ficar atentas aos cuidados que devemos ter para manter a saúde de nossos cabelos com a praia e piscina.


Cuidados com seu cabelo nos dias de sol. (Foto/Reprodução: Claudia.abril)


Apesar de no momento o clima ficar oscilando entre o frio e o calor, que ambas podem ser prejudicial para a saúde dos fios. A temporada já está aberta para quem gosta de curtir uma boa praia e piscina. Afinal, quem não curte dar aquele mergulho e refrescar em dias quentes. Mas para isso, é preciso lembrar que alguns cuidados são necessários, o sal e o cloro, não são aliados dos cabelos. E em cabelos que faltam alguns cuidados, geralmente promovem o ressecamento, a mudança na coloração dos fios ( em casos de fios loiros)e dependendo do estado do cabelo, leva até a quebras. 

Mas, e como evitar isso tudo de forma prática ? Alguns especialistas, principalmente Tricologistas dão algumas dicas essenciais em cuidados indispensáveis para seu cabelo manter lindo, bem hidratado e sem sentir possíveis danos. São alguns passos simples, mas eficassez para a saúde de seus fios. Veja:

1- Usar chapéus e bonés

Em alguns casos, usar chapéu e boné é uma boa opção, mas lembre-se, apenas se seus fios estiverem secos, pois com os fios molhados podem acabar abafando a região e aumentando o risco de entupir o bulbo capilar e causar o enfraquecimento dos fios, gerando queda de cabelo e em outros casos, o aparecimento de caspas. Fora isso, pode usar a proteção normalmente, estará preservando a saúde de seu cabelo

2- Finalizadores com UVA e UVB

A utilização de finalizadores que contenham UVA e UVB devem ser utilizados ao sair do banho de mar. Algumas mulheres até optam para passarem antes, durante e depois, garantindo ainda mais a preservação de seus fios. O uso de leave-in além de proteger o cabelo, também age na hidratação dos fios, ajudando na hora de desembaraçar os cabelos evitando a quebra.

3- Cuidado com o vento

Um cuidado muito importante também para quem não curte usar alguma proteção na cabeça e gosta de um banho de mar, deve tomar cuidado com a ventania, fazendo um rabo de cavalo ou um coque no cabelo, pois em alguns casos o cabelo está misturado com areia e secando ao vento, corre grande risco de embaraçar.

4- Prepare o cabelo para o cloro e a água salgada

Uma ótima recomendação para diminuir os danos tanto pelo cloro, quando estiver na piscina, e pelo sal, quando estiver na praia, é lavar o cabelo com água doce antes de ir ao mar ou piscina, e após isso, fazer utilização de leave-in. Agora, para quem possui os cabelos descoloridos, o ideal é abusar na utilização do produto, pois quando o cabelo entra em contato com o sulfato de cobre, a tendência dos fios é adquirir uma cor azulada ou esverdeada. 

Para quem não quer correr esse risco, o ideal é prender os cabelos e evitar o mergulho. 

5- Shampoo adequado e muita hidratação

Acertar no shampoo para seu cabelo é uma tarefa difícil, pois nem sempre aquele shampoo que vem com a descrição que é para o seu tipo de cabelo, algumas vezes os fios acabam rejeitando. Por isso, o ideial é escolher um shampoo mais adstringente para tirar os resquícios de sal, areia e cloro que ficam acumulados no couro cabeludo. 

Como usar shampoo em excesso aumenta o ressecamento dos fios, ainda mais estando já danificados pela praia/ piscina, o recomendado é um cuidado extra com a hidratação, aumentando a frequência de acordo com o seu tipo de cabelo. Além disso, optar por um cronograma capilar nessa época do ano é uma boa opção.

 

Foto/Destaque: Pequenos cuidados necessários com seus cabelos em dias de calor, evitando danos. Reprodução: Claudia.abril

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo