Pela segunda vez seguida, Alexia Putellas é escolhida como a melhor jogadora de futebol do mundo na premiação do FIFA The Best, realizada nesta segunda-feira. A espanhola também foi a vencedora da premiação na edição de 2021. Além do The Best, Putellas também já foi vencedora do prêmio da Bola de Ouro por duas vezes.
Na última temporada, Alexia Putellas não pôde disputar a Eurocopa Feminina por conta de uma grave lesão nos ligamentos do joelho que a afastou dos gramados por um bom tempo. Após a recuperação, Putellas voltou a jogar em altíssimo nível. A atacante marcou 34 gols e 19 assistências em 42 partidas disputadas entre Campeonato Espanhol, Copa da Rainha e Liga das Campeãs da Europa. O Barcelona Feminino conquistou os títulos nacionais e foi vice-campeão europeu, perdendo a final por 3 a 1 para o Lyon. Mesmo assim, Putellas foi decisiva e marcou 11 gols na Liga das Campeãs da Europa, terminando como artilheira da competição.
On top of the world.
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) February 27, 2023
@alexiaputellas has been crowned #TheBest FIFA Women’s Player 2022! pic.twitter.com/Wtcgg8SUmO
Publicação da FIFA com o anúncio de Alexia Putellas como vencedora do FIFA The Best (Reprodução/Twitter)
Com o prêmio conquistado hoje, Putellas se junta a Carli Lloyd (2015-2016) e Mia Hamm (2001-2002) como as jogadoras que venceram a premiação de melhor jogadora do mundo por duas vezes. A brasileira Marta ainda detém o título de jogadora que mais vezes foi escolhida como melhor do mundo, com cinco títulos conquistados entre 2006 e 2010.
Outras premiações
Além da melhor jogadora de futebol do mundo, a FIFA também premiou nesta segunda-feira a melhor goleira e a melhor treinadora em 2022.
Na premiação de melhor goleira, a inglesa Mary Earps, do Manchester United foi a escolhida. Earps superou a chilena Christiane Endler e a alemã Ann-Katrin Berger, que já foram campeãs da premiação. Na última temporada, Earps foi fundamental na conquista da Inglaterra na Eurocopa Feminina.
Outra vencedora da Euro que também foi premiada no FIFA The Best hoje foi a treinadora Sarina Wiegman. A holandesa venceu as treinadoras Pia Sundhage, da seleção brasileira, e Sonia Bompastor, do Lyon.
Foto destaque:Alexia Putellas com o troféu do FIFA The Best. Reprodução: FC Barcelona Femení