Esportes

Alemanha vive expectativa da estreia na Copa diante da seleção japonesa

O DFB Team chega como uma das favoritas a vencer o torneio mundial de seleções, mas o jogo diante do Japão tende a ser um duro desafio para Manuel Neuer & cia.

22 Nov 2022 - 19h00 | Atualizado em 22 Nov 2022 - 19h00
Alemanha vive expectativa da estreia na Copa diante da seleção japonesa Lorena Bueri

Renovação é a palavra certa a se usar para a seleção alemã no mundial do Catar. Com alguns jogadores experientes como o goleiro Manuel Neuer, o DFB Team mostra uma nítida renovação do seu ciclo, a começar pelo treinador Hans-Dieter Flick, que assumiu em 2021. Além do comando técnico, a juventude alemã tem atletas como Armel Bella-Kotchap, Nico Schlotterbeck, Karim Adeyemi e o badalado Youssoufa Moukoko (que vem em grande fase no seu clube atual, o Borussia Dortmund). O ponto negativo fica pelo desfalque do experiente Leroy Sané, que sofreu um problema no joelho e foi cortado do jogo.

Ainda que a mescla de juventude, de bons valores e a experiência de atletas consagrados coloque a Alemanha como uma das favoritas para vencer a Copa do Catar, todo cuidado é pouco: também cotada como favorita e em um grupo bastante acessível em 2018, os Die Mannschaft protagonizaram uma das piores e mais vergonhosas campanhas de toda sua imponente história no futebol.

A Alemanha já está cercada de polêmica mesmo antes do apito inicial: o diretor de futebol da federação alemã, Steffen Simon, disse a uma rádio do seu país que os jogadores foram "coagidos" a não usarem a braçadeira OneLove (que faz parte de uma campanha em prol da causa LGBTQIA+), lembrando que homossexualidade é ilegal no Catar.


Braçadeira escrita "1 LOVE" foi proibida pela Fifa na Copa do Qatar. Reprodução/Twitter


Como chegam os japoneses

Tido como terceira força no grupo E, a seleção japonesa vive um momento de incógnita: com um setor de meio de campo recheado de bons jogadores (Wataru Endo, Hidemasa Morita, Junya Ito, Kaoru Mitoma, Ritsu Doan, Takumi Minamino e principalmente Daichi Kamada), e com Alemanha e Espanha no grupo, o Japão tem uma seleção recheada de jogadores com experiência no futebol europeu (oito atletas atuam no futebol alemão) e um estilo de jogo que pode dificultar para adversários fortes, ver o amistoso recente contra o Brasil.

Um fator "místico" que pode ajudar a seleção nipônica é o fato de, toda vez que caiu num grupo no qual os asiáticos eram tidos como azarões, os japoneses surpreenderam e passaram de fase (2010 e 2018 são grandes exemplos disso). É pouco, mas é um fator onde a mística pode ajudar a dar mais confiança para os convocados de Hajime Moriyasu.

A seleção japonesa enfrentará a tetracampeã mundial sem nenhum desfalque, tendo em vista que Kaoru Mitoma se recuperou de um estado febril e tanto Takehiro Tomiyasu quanto Ko Itakura (além de Hidemasa Morita) estão 100% pós-período com pequenas lesões.


Convocados do Japão para a Copa. Reprodução/Twitter


Prováveis Escalações

Alemanha (4-2-3-1): Neuer; Klostermann, Sule, Rudiger e Raum; Gundogan, Kimmich, Hofmann, Musiala e Moukoko; Muller.

Japão (4-2-3-1): Gonda; Sakai (Itakura), Tomiyasu, Yoshida e Nagatomo; Endo, Morita, Ito, Minamino, Kamada; Asano (Maeda).

A bola rola amanhã (23) às 10h (horário de Brasília) no estádio Khalifa. A partida terá transmissão da TV Globo e dos canais SporTV.

 

Foto Destaque: Alemanha e Japão se enfrentam amanhã pela Copa do Mundo. Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo