Notícias

Airbus A320 faz pouso de emergência na Colômbia por insuficiência de combustível

Uma aeronave Airbus A320 precisou fazer pouso de emergência por insuficiência de combustível, o caso veio à tona após um passageiro fotografar o painel onde mostrava que o combustível no tanque seria suficiente para somente mais seis minutos de voo.

20 Out 2022 - 20h42 | Atualizado em 20 Out 2022 - 20h42
Airbus A320 faz pouso de emergência na Colômbia por insuficiência de combustível  Lorena Bueri

Na última segunda-feira (17) uma aeronave Airbus A320 da companhia aérea colombiana Viva Air precisou realizar um pouso de emergência em Montería, capital do departamento de Córdoba, na Colômbia. O avião estava com combustível no tanque necessário para somente mais seis minutos de voo.  

O voo 8332 da Viva Air decolou de Calí, Colômbia às 10h45, hora local, e tinha como destino a cidade colombiana de Riohacha. O caso do voo 8332 veio à tona depois que um passageiro fotografou o painel do avião, a foto mostrava que o campo FOB (sigla inglesa para “combustível a bordo”) apontava que restava apenas 200 kg de combustível no tanque, o suficiente para mais seis minutos de voo, considerando que um Airbus A320Neo consome 2.000 kg de combustível por hora. 


 

Imagem do painel fotografado por passageiro e trajeto do voo 8332. Foto Reprodução: Notícias de Santa Luz


Por conta do mau tempo, a aeronave ficou voando em círculos próximo ao aeroporto aguardando o tempo melhorar, como a melhora não ocorreu, ela seguiu para o município de Rionegro, próximo à Medellín, capital da província de Antioquia, o mesmo aeroporto onde o avião que levava o time da Chapecoense pretendia pousar em 2016, a aeronave que levava a delegação caiu por falta de combustível - o acidente que deixou 71 mortos comoveu o mundo todo. 

Quando o avião ficou com menos combustível do que é necessário para meia hora de voo, o piloto declarou emergência e seguiu para Montería, aterrissando 3 horas e 20 minutos após a decolagem em Calí.

Através de nota, a Viva Air atribuiu o ocorrido às condições meteorológicas e afirmou que cumpre o regulamento de aviação da Colômbia, confirmou que originalmente a aeronave do voo 8332 possuía combustível suficiente para todo o trajeto do voo. A companhia ainda disse que tem uma frota de aeronaves modernas e uma “trajetória impecável de segurança” e que irá colaborar com a apuração.  


Comunicado em espanhol da companhia Viva Air. Reprodução: Twitter


De acordo com as regras, um Airbus A320Neo com capacidade para 188 tripulantes tem que ter combustível necessário para voar pelo menos mais 30 minutos antes de pousar, o que é chamado de “reserva final”. Essa exigência que está regulamentada na aviação civil colombiana,  é similar à que é adotada no Brasil.  

Segundo o jornal El Tiempo, a Aerocivil, autoridade de aviação da Colômbia, irá investigar o caso. 

Foto Destaque: Avião da companhia aérea Viva Air. Reprodução: Gazeta do Povo.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo