Mundo Animal

Águas-vivas tomam conta da praia de Copacabana

Banhistas relatam grande quantidade de águas-vivas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo especialistas, o verão é tempo de reprodução da espécie.

26 Fev 2023 - 11h54 | Atualizado em 26 Fev 2023 - 11h54
Águas-vivas tomam conta da praia de Copacabana Lorena Bueri

Fim de semana de calor e sol no Rio de Janeiro atraiu não só banhistas para a praia de Copacabana, mas também as águas-vivas, que se espalharam e invadiram a faixa de areia.

Imagine você caminhando pela areia, sentindo as ondas baterem em seus pés e pernas quando, do nada, avista algo estranho logo a frente, ou pior, sente algo estranho perto de seus pés.

De acordo com o site g1 Rio de Janeiro, banhistas relataram, neste sábado (25), grande quantidade de águas-vivas no Posto 6 da praia de Copacabana.


Água-viva medusa-da-lua, praia de Copacabana. (Foto: Reprodução/g1 Rio de Janeiro)


Os animais estavam espalhados pela areia molhada, quase que camuflados, o que dificultava desvia-los. De acordo com os Biólogos especialistas, as águas-vivas encontradas são da espécie medusa-da-lua e divide opinião quanto à presença ou não de queimadura, logo, o alerta é para não tocar no animal.

Os biólogos do Grupo de Estudos de Mamíferos da Região dos Lagos afirmam que esse evento não é incomum e muito menos um desequilíbrio da natureza, uma vez que é no verão que as águas-vivas se reproduzem, sendo um período em que elas ficam mais agrupadas e o que pode ter acontecido é a correnteza tê-las arrastado até a praia.

Não é a primeira vez que esse fenômeno acontece em Copacaban. Ano passado também teve o “encontro” dessa espécie e na mesma região. Não é necessário remover o animal, mas caso o faça, o ideal é removê-las com luvas ou uma pá, aconselhou o biólogo Izar Aximoff em entrevista ao g1.

 

O que fazer se for queimado por uma água-viva?

De acordo com o biólogo, quando a água-viva entra em contato com a pele humana, uma toxina é liberada e causa a queimadura, se isso ocorrer, Izar recomenda o uso de vinagre na ferida, uma vez que o produto ajuda a neutralizar a ação do veneno, ou mesmo utilizar soro fisiológico.

 

Foto destaque: Época de reprodução das águas-vivas enche a praia com a espécie medusa-da-lua, em Copacabana-RJ. Reprodução/g1 Rio de Janeiro. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo