Beleza

Água de arroz ajuda no crescimento do cabelo: mito ou verdade?

Usar água de arroz nos cabelos, para agilizar o crescimento, se tornou uma tendência após ser divulgada pelas Kardashians. Mas, muitas vezes, essas dicas não passam de mitos. Saiba a opnião de especialistas sobre essa e outras dicas de cuidados com o

19 Ago 2022 - 10h00 | Atualizado em 19 Ago 2022 - 10h00
Água de arroz ajuda no crescimento do cabelo: mito ou verdade? Lorena Bueri

Após as Kardashians revelarem que a água de arroz faz o cabelo crescer mais rápido, as buscas pelo método cresceram bruscamente. Mas será que essa técnica funciona mesmo? Para o tricologista Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri), a técnica não passa de um mito e não tem utilidade nenhuma.


Água de arroz (Foto: Reprodução/Getty Images)


“O que determina a velocidade do crescimento dos fios é a genética de cada um. Em média, os cabelos lisos crescem 1 cm ao mês e os cacheados, 0,5 cm. Uma alimentação rica em carnes, peixes, ovos, vegetais e sucos naturais ajuda bastante”, explica o especialista.

Dessa forma, se os fios estiverem crescendo menos que o esperado, pode ser um indício de que algo não está certo internamente. “Quando existe algo errado com o organismo, como uma anemia, o cabelo cresce mais lentamente. Mas usar água de arroz não mudará a velocidade de crescimento e, ao contrário, ainda pode causar alguma alergia”, acrescenta o diretor médico do Instituto do Cabelo.

Outros mitos sobre como cuidar dos cabelos

Além da crença de que água de arroz ajuda o cabelo a crescer, existem vários outros mitos quando o assunto é cuidar dos fios e resolver os problemas capilares.

“Já me perguntaram se casca de banana acaba com a caspa. Ora, a caspa, também chamada de dermatite seborreica, é um processo inflamatório, de ordem genética, agravado pelo frio, estresse e consumo de alguns alimentos. Logo, usar a casca da fruta não é uma indicação clínica, afirma o médico.

Então, é preciso ter um cuidado especial na hora de usar ingredientes, sem recomendação médica, nos fios. Isso inclui, por exemplo, o bicarbonato de sódio. Apesar de ser muito útil nas tarefas domésticas, o bicarbonato deve ser mantido longe dos cabelos. Segundo o tricologista, o produto deixa as cutículas dos fios abertas e sensíveis aos elementos externos.


Babosa (Foto: Reprodução/Freepik)


Ademais, há ainda a babosa. Também chamada de aloe-vera, a planta faz parte de um grupo de produtos benéficos para as madeixas, desde que sejam antes processados pela indústria farmacêutica. “Se usada in natura, pode causar danos ao couro cabeludo, como alergias e até queimaduras. É preciso ter cuidado com a planta”, explica o especialista. Então, só vale usá-la no shampoo e condicionador.

Foto destaque: mulher lavando o cabelo (Reprodução/Getty Images).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo