Notícias

Agentes do Ibama sofrem terceiro ataque em operação na Terra Indígena Yanomami

Agentes do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal foram alvos de tiro enquanto estavam em um helicóptero. É o terceiro ataque durante as operações contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami este ano.

01 Abr 2023 - 19h02 | Atualizado em 01 Abr 2023 - 19h02
Agentes do Ibama sofrem terceiro ataque em operação na Terra Indígena Yanomami Lorena Bueri

Em meio as operações de proteção da Terra Indígena Yanomami e contra os garimpos ilegais, os Ficais do Ibama e a Polícia Rodoviária Federal sofreram nesta terça-feira (28) mais um ataque a tiros de garimpeiros ilegais em Roraima. Desta vez, o helicóptero que os agentes estavam foi alvo de tiros, ninguém ficou ferido.

Este é o terceiro ataque os agentes que fazem a fiscalização sofreram de garimpeiros ilegais. Ocorrendo no entorno do rio Couto de Magalhães, em Alto Alegre Roraima.

Mesmo com o ataque contra o helicóptero, os agentes conseguiram desativar o garimpo ilegal. Destruindo 8 motores, 2 geradores de energia e 29 instalações usadas pelo grupo encontrado.


No dia 23 de fevereiro, os agentes do Ibama trocaram tiros com um grupo de garimpeiros ilegais em uma fiscalização. Divulgação/Ibama


O primeiro ataque foi no dia 23 de fevereiro em uma base na comunidade Palimiú, rio Uraricoera. Na ocasião, um grupo de garimpeiros armados furaram o bloqueio de fiscalização e abriram fogo contra os agentes do Ibama no local, o que resultou em uma troca de tiros de ambos os lados.

Um dos garimpeiros foi baleado, e em seguida preso após buscar atendimento médico.

No dia 6 de fevereiro, o Ibama se juntou com outras forças federais para aumentar a fiscalização do local. Participam das ações o Instituto brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e organizações de segurança pública, como a Força Nacional de Segurança Pública. O objetivo da missão é quebrar o contato dos grupos de garimpeiros com pessoas de fora, dificultando a movimentação de alimentos e munições entre eles.

Dois dias depois do começo da operação, os agentes que participaram destruíram um pequeno avião, um trator e estruturas usadas pelos garimpeiros. Além de apreender armas e barcos.

O segundo ataque ocorreu no dia 14 de março em uma abordarem no Rio Uraricoera. Ocorreu uma troca de tiros durante a abordagem, dois garimpeiros foram presos, mas ninguém ficou ferido.

 

Foto destaque: Helicoptero do Ibama é alvo de tiros. Reprodução/Flickr Ibama

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo