Notícias

Afegãos acampam novamente em terminal do Aeroporto de Guarulhos

Mais de 24 refugiados afegãos voltam a acampar dentro do terminal dois do Aeroporto Internacional de Cumbica, na Região Metropolitana de São Paulo do município de Guarulhos.

04 Abr 2023 - 21h55 | Atualizado em 04 Abr 2023 - 21h55
Afegãos acampam novamente em terminal do Aeroporto de Guarulhos Lorena Bueri

Cerca de 24 refugiados afegãos encontram-se acampados pelo terminal dois dentro do Aeroporto Internacional de Cumbica, localizado em Guarulhos na Região Metropolitana de São Paulo, aguardando algum abrigo. Em outubro de 2022, o aeroporto em questão abrigou aproximadamente 300 pessoas devido ao auge do fluxo migratório.

Dessa forma, a Band chegou a entrar em contato com a prefeitura de Guarulhos e com o próprio Aeroporto no intuito de buscar informar-se mais sobre as medidas que serão tomadas perante a situação.

De acordo com nota, 24 pessoas permanecem no local, informa a administração municipal, porém mais refugiados serão trazidos para Cumbica em um novo voo. Sendo assim será realizado um balanço do número de pessoas que precisarão de acolhimento, ainda não há nenhuma confirmação do porcentual exato de refugiados trazidos nesse outro voo.

Entretanto, como é de conhecimento da prefeitura de Guarulhos, todas as vagas antes disponibilizadas pelo governo de São Paulo e pela cidade em si, assim, os refugiados que chegaram ao Brasil não conseguirão encontrar vagas disponíveis no presente momento. Com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social tendo estabelecido contato com o governo estadual, será desenvolvida mais uma estratégia para o acolhimento dessas pessoas no país.


Aeroporto Internacional de Cumbica, localizado em Guarulhos na Região Metropolitana de São Paulo. (Foto: Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil)


A prefeitura de Guarulhos informou a Band que fornecerá cobertores e alimentação para todos durante esse período e que ainda não há nenhuma definição sobre o local que os refugiados afegãos poderão ser enviados.

Não haviam sido registrados acampamentos dentro do terminal dois, desde quando os afegãos foram acolhidos pelo governo de São Paulo e pela prefeitura de Guarulhos de forma humanitária. Antes disso, eles teriam ficado acampados no aeroporto até o mês de fevereiro.

Foto destaque: Acampamento de refugiados afegãos dentro do terminal dois do Aeroporto de Guarulhos. Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo