Notícias

Aeronaves arremetem no Aeroporto Internacional de São Paulo

Nessa semana, dois aviões arremeteram em Guarulhos devido a condições inadequadas para o pouso. Pilotos garantem que a manobra é segura para a tripulação.

12 Fev 2022 - 16h20 | Atualizado em 12 Fev 2022 - 16h20
Aeronaves arremetem no Aeroporto Internacional de São Paulo Lorena Bueri

Dois aviões arremeteram no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após equívoco sobre a pista de pouso e falta de estabilidade no veículo. Os episódios ocorreram entre quarta (09) e quinta-feira (10) desta semana. 

Por volta das 23h40 de quarta-feira, o canal SBGR LIVE no Youtube registrou a arremetida de um Boeing 747. O avião estava autorizado a pousar, porém, os pilotos se aproximaram da pista errada. Em seguida, arremeteram. A manobra pode ser utilizada em casos de condições meteorológicas desfavoráveis, presença de objeto estranho na pista, velocidade inadequada, pista molhada, entre outros fatores.Na manhã de quinta, uma fumaça foi visualizada quando um veículo tocou a pista, mas, sem sucesso, também arremeteu. O canal Golf Oscar Romeo, no Youtube, publicou um vídeo com a justificativa do piloto à torre de comando. Segundo ele, o avião “não estabilizou na aproximação final”.


Aeronave arremete após errar pista de pouso. (Vídeo: Reprodução/Youtube). 


A Força Aérea Brasileira (Fab) emitiu uma nota esclarecendo que a arremetida está prevista durante a aproximação para o pouso de uma aeronave por questões de segurança. Além disso, a iniciativa pode ser tomada por decisão da tripulação ou por solicitação do controle de tráfego aéreo. A entidade ainda explicou que a arremetida do Boeing 747 foi uma escolha da tripulação e está de acordo com a legislação vigente, de modo a garantir a segurança.

Se o avião apresentar problemas quando estiver prester a pousar, o ideal é arremeter, ou seja, interromper a aproximação da pista. Embora o procedimento cause desconforto e medo, os pilotos garantem que a opção é segura. Eles reforçam, também, que os treinamentos preparam o comandante para lidar com situações como esta.

No ano passado, o comandante Eduardo Antunes, diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, declarou não ter recordações de acidentes relacionados à arremetida, “ao menos recentemente, muito menos na nossa aviação comercial brasileira”, destaca Antunes. Ele completou dizendo que é mais seguro arremeter do que insistir na aproximação, que deve ser feita somente nos parâmetros adequados ao pouso.

 

Foto Destaque: Avião no céu. Reprodução/Pixabay. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo