Notícias

Aeronautas realizam greve nos aeroportos do RJ e alguns voos foram prejudicados

Paralisação começou nesta segunda-feira e provavelmente se repetirá ainda nesta semana. A greve teve início por voltas das 6h e 8h da manhã.

19 Dez 2022 - 14h57 | Atualizado em 19 Dez 2022 - 14h57
Aeronautas realizam greve nos aeroportos do RJ e alguns voos foram prejudicados Lorena Bueri

Na manhã desta segunda-feira, 19, pilotos e comissários de aviões realizaram uma paralisação com o intuito de reivindicar reajuste acima da inflação e garantir melhores condições de trabalho.

Entre 6h e 8h, alguns voos programados nos aeroportos Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont tiveram que ser suspensos por conta da interrupção dos aeronautas. A greve começou nesta segunda e provavelmente se repetirá nos próximos dias no mesmo horário.

No Aeroporto Internacional Tom Jobim (Rio Galeão), três voos decolaram com alterações no horário previsto. No Santos Dumont, a situação foi um pouco pior, dois voos tiveram que ser cancelados e outros cinco atrasados a cerca de 7h50.


Aeroporto Internacional Tom Jobim, Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/G1)


Além da paralisação nos aeroportos do Rio de Janeiro, as greves originaram consequência nos aeroportos de São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.

Os preços excessivos nas passagens aéreas foi o que motivou as paralisações, os profissionais alegam que as companhias aéreas estão lucrando bastante enquanto os aeronautas acabam ficando para trás.

Os profissionais também destacaram o trabalho durante a pandemia da Covid-19, uma vez que o setor da aviação não parou, mesmo com a redução nos salários.

De acordo com o sindicato da categoria, os voos que transportam órgãos, vacinas, enfermos não serão afetados pela greve.

 

Reivindicações:

Recomposição das perdas inflacionárias;

Melhoria nas condições de trabalho;

Renovação da convenção coletiva de trabalho;

Definição dos horários de início de folgas;

Cumprimento dos limites já existentes do tempo em solo entre etapas de voos.

 

Negociações:

Os aeronautas recusaram a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023, no domingo, 18.

Segundo dados do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), 76,43% votaram contra a proposta, 22,91% a favor e 0,66% se abstiveram do voto. 5.767 votantes participaram da assembleia online.

Aeronautas são aqueles que realizam atividades dentro de uma aeronave: piloto, co-piloto, comissário de bordo, mecânico de voo, navegador e radioperador de voo.

 

Proposta recusada pelos profissionais:

100% INPC nos salários fixos e variáveis + 0,5 % de aumento real sobre:

 

Diárias Nacionais;

Piso Salarial;

Seguro;

Multa por descumprimento da Convenção;

Vale Alimentação.

 

Foto Destaque: Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro (Reprodução/AeroMagazine)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo