Moda

Adidas rompe parceria com Kanye West após falas antissemitas do artista

Em comunicado, a empresa diz que “não tolera antissemitismo e qualquer outro tipo de discurso de ódio". Com o rompimento, a empresa terá um impacto de até 250 milhões de euros no lucro líquido no atual.

25 Out 2022 - 11h00 | Atualizado em 25 Out 2022 - 11h00
Adidas rompe parceria com Kanye West após falas antissemitas do artista Lorena Bueri

A marca alemã, já havia informado no início do mês, que estava reavaliando a parceria com o happer, após ele ter criticado as ações comerciais da empresa. Em comunicado, a empresa relatou em nota oficial: “não toleramos antissemitismo e qualquer outro tipo de discurso de ódio. Os comentários de Ye foram inaceitáveis, odiosos, perigosos, e violam os valores da empresa de diversidade e inclusão, respeito mútuo e justiça”.


Kanye West (Foto:Reprodução/Instagram)


Após uma revisão completa, a empresa tomou a decisão de encerrar a parceria com Ye imediatamente, encerrar a produção de produtos da marca Yeezy e interromper todos os pagamentos a Ye e suas empresas. A adidas interromperá o negócio da adidas Yeezy com efeito imediato”, informa nota à imprensa.

A decisão terá um impacto negativo de curto prazo, informou a empresa, que pode chagar até 250 milhões de euros no lucro líquido da empresa em 2022, já que o quarto trimestre é considerado um período de grandes vendas devido às datas festivas.

Ao completar o comunicado, a empresa informou: “A Adidas é a única proprietária de todos os direitos de design de produtos existentes, bem como cores anteriores e novas sob a parceria. Mais informações serão fornecidas como parte do próximo anúncio de ganhos do terceiro trimestre da empresa em 9 de novembro de 2022”.

No início deste mês, a Adidas havia chamado a parceria de “uma das colaborações mais bem-sucedidas da história do nosso setor”, além de ter confirmado a continuação do gerenciamento dos produtos Yeezy durante sua revisão. No entanto, esse sucesso veio com muita contrariedade entre os parceiros. Ye acusou a Adidas de plagiar suas ideias e de má administração da marca, e provocou o ex-presidente Kasper Rorsted nas redes sociais. Nesse meio tempo, a Adidas informou que tentou, repetidamente, resolver problemas com a Ye em particular, porém não conseguiu o retorno esperado.

Em setembro, o rapper disse querer negociar com a empresa para obter royalties de 20% em todos os sapatos que ele projetou com a empresa. A polêmica aumentou depois de Ye vestir uma camisa na semana de moda de Paris com a seguinte frase “White Lives Matter”, em tradução livre, "Vidas Brancas Importam". Após fazer repetidas observações antissemitas, Kanye West foi bloqueado das suas contas no Instagram e Twitter.

 

Foto em Destaque: Kanye West para entrevista com Piers Morgan. Foto: reprodução/Youtube

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo