Mundo Pet

"Acumuladores de Pets" Animais sofrem traumas após viver em situações de vulnerabilidade

Duas mulheres foram denunciadas ao Ministério Público de Pernambuco, após dono do imóvel onde moravam descobrir que mais de 130 cachorros eram mantidos em condições insalubres

09 Nov 2022 - 09h58 | Atualizado em 09 Nov 2022 - 09h58
'Acumuladores de Pets' Animais sofrem traumas após viver em situações de vulnerabilidade Lorena Bueri

Mais de 130 cães foram encontrados em estado de vulnerabilidade na cidade do Recife. Duas mulheres estavam criando os pets em condições insalubres.

Após a descoberta, denúncias e ordem de despejo pelo dono do imóvel, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Secretária de Saúde do Recife e o Centro de Vigilância Animal (CVA) entraram com uma ação junto de projetos sociais, realizando uma mobilização onde os animais foram castrados, vacinados e vermifugados.

A doação de uma parte dos animais aconteceu através de projetos de adoção, e a outra parte, os que ficaram mais traumatizados, com sequelas mais graves, foram encaminhados para hotéis e lares temporários de protetores independentes.

Já as inquilinas, tiveram autorização de levar dez animais sem castrar, fazendo com que o problema voltasse à tona. Cerca de dois anos depois, foi descoberto que elas voltaram acumular animais sob precárias higienes. Projetos sociais e ativistas denunciaram ao poder público, através de emissoras de TV locais, repetindo toda a comoção, que só aumentou após o falecimento de uma das inquilinas, uma idosa com problemas de saúde que foi encontrada morta no chão com os animais ao redor dela.


Diferentemente de abrigos como o da foto, os 'acumuladores' criam animais em casa comuns e condições insalubres
(Foto: Arquivo pessoal / BBC News Brasil)

Com toda essa história, teve uma com final feliz. O empresário Luchino Marchi, de 44 anos, adotou o cachorro Rufus, que já tinha no histórico, experiência de ser doado duas vezes e sendo devolvido para o lar temporário.

"Temos uma relação muito bonita. Fico imaginando como vai ser no dia em que ele se for — por ser idoso — e não gosto nem de pensar muito nisso", diz Luchino, que até tatuou o rosto do cachorro no antebraço.

Rufus carrega as sequelas de dificuldades de audição, falhas na visão, catarata e outros males. Não sendo agressivo, mas havendo receio em passear, não gosta de bolsa e nem outros tipos de brinquedos que são costumes para animais de estimação. Mas apesar disso, felizmente, agora tem uma moradia com conforto, banhos no pet shop e looks.

Foto Destaque: Com a orelha deformada por causa dos maus tratos, Rufus apresenta dificuldades de audição, falhas na visão, catarata e outros males da idade. Reprodução/ Arquivo Pessoal/ Luchino Marchi

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo