Notícias

Acre convive com alagações devido a alto volume de chuvas no estado

Estado convive com graves danos causados pelas chuvas e o transbordamento de igarapés.Tanto a área local quanto a rural da capital Rio Branco já foram afetadas.

25 Mar 2023 - 21h30 | Atualizado em 25 Mar 2023 - 21h30
Acre convive com alagações devido a alto volume de chuvas no estado Lorena Bueri

Um dos estados mais ao Norte do Brasil, o Acre convive com um grave problema causado pelas chuvas: o alerta laranja emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Metorologia) foi dado para alertar do grande risco de continuidade das chuvas que assolam o estado.

O elevado volume de chuvas que começaram na ´última quinta-feira (24) já deixaram um rastro de destruição gigantesco. A previsão informa que as fortes chuvas, que variam de 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia (aliada a ventos intensos) podem ampliar os danos já causados principalmente na região de Rio Branco, onde um trecho da BR-364 já teve rompimentos e alagamentos causadores de caos e prejuízos.


Chuvas causam graves alagamentos no Acre. (Foto: Odair Leal/Reuters)


O dano das chuvas é altíssimo: cerca de 27 mil pessoas já foram afetadas pela enchente do Rio Acre e o transbordamento de sete igarapés (uma pequeno e estreito canal que se forma entre ilhas fluviais e terra firme) além de 15 comunidades da zona rural da capital acreana que também já foram afetadas pelos danos causados pelas águas que caem dos céus. Os igarapés que transbordaram foram: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade.

Com as chuvas iniciadas na semana passada, espera-se que após o domingo a intensidade das águas diminua e assim a exatidão de todos os canos causados pelas águas possa ser melhor calculado. Com isso instruções foram dadas a população afim de precaver e diminuir os prejuízos como por exemplo: evitar se abrigar sob árvores e evitar estacionar veículos próximo a locais de risco (como torres de transmissão e placas de propaganda), evitar o uso de aparelhos ligados à tomada e em caso de dúvidas ou situações de perigo eminente ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou à Defesa Civil (199) para maiores esclarecimentos.

Foto Destaque: Chuvas fortes causam graves danos a população acreana. (Foto: Pedro Devani/Secom)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo