Saúde

Abril Verde: A importância da promoção do bem-estar

O mês de abril é conhecido como o mês da Promoção da Saúde, tendo datas e semanas importantes que ressaltam a necessidade de buscar uma melhor qualidade de saúde mental e física

25 Abr 2022 - 10h14 | Atualizado em 25 Abr 2022 - 10h14
Abril Verde: A importância da promoção do bem-estar Lorena Bueri

Algumas datas anuais marcam a importância da saúde, e tornar consciente a proposta de cuidar da saúde, demonstra uma medida de preocupação social com o bem-estar. O mês de abril situa algumas temáticas importantes sobre o bem-estar, sendo considerado o mês da Promoção da Saúde.

Esse mês contabiliza mais de 10 datas com foco na temática da saúde, como exemplo: Dia Mundial da Saúde (7); Dia Mundial da Segurança no Trabalho (28). Além dessas datas, há também as semanas que fomentam a importância desse assunto, como a Semana da Saúde no Brasil (do dia 2 ao dia 7 de abril) e a Semana de Vacinação nas Américas (do dia 24 ao dia 30 de abril). 

Devido ao desenvolvimento dos estudos e das novas descobertas, alguns temas ficam em destaque nas redes. Neste ano (2022), a OMS (Organização Mundial da Saúde) considerou Burnout, uma síndrome de esgotamento físico e mental, como uma doença ocupacional - ligada ao trabalho. 


Pandemia aumenta número de casos de depressão e ansiedade no mundo todo (Foto: Reprodução/Medicinasa)


Em um período situado antes da pandemia, foi realizada uma pesquisa pelo ISMA (Internacional Stress Management Association) que apontava uma taxa de 30% da população brasileira como portadores de Burnout. E, apesar de estar relacionada ao desgaste na área de trabalho, outros fatores externos podem contribuir para o desenvolvimento dessa síndrome. 

Datando um período dentro da pandemia, a OMS compartilhou dados do primeiro ano deste período. Foi revelado um aumento dos índices de depressão e ansiedade, sendo de aproximadamente 25% na população mundial, e com maior intensidade nos grupos de jovens e de mulheres. 

De acordo com a OMS, esses dados foram recorrentes — principalmente — da indisponibilidade temporária dos serviços de saúde mental durante o período de pandemia. O órgão ainda ressalta que esses dados podem ter sido ocasionados por outros fatores, e alerta aos países para que fiquem atentos ao tema e promovam uma resolução eficiente. 

 

Foto Destaque: Abril verde, o mês da Promoção da Saúde. Reprodução/IMTEP.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo