Notícias

Aborto legal: tabus e desinformação causam mais dor as vítimas de violência sexual

O aborto legal é um direito previsto em lei nos casos de gestação proveniente do estupro, entretanto as vítimas enfrentam um doloroso processo para garantir o cumprimento do que a Constituição deveria assegurar.

26 Jun 2022 - 10h30 | Atualizado em 26 Jun 2022 - 10h30
Aborto legal: tabus e desinformação causam mais dor as vítimas de violência sexual Lorena Bueri

Teoricamente, a legislação brasileira permite o aborto em casos de gravidez provenientes de um estupro desde 1940. Entretanto, as vítimas dessa violência enfrentam um verdadeiro dilema para garantir na prática o que já é previsto em lei. 

Recentemente, o caso da menina de 11 anos, que foi violentada e conseguiu realizar o procedimento após a repercussão do caso, trouxe a tona o quanto a vítima de violência sexual é submetida a uma série de violências após o crime. Seja para denunciar ou para realizar um aborto seguro, muita vezes a vítima é desencorajada, tornando o processo muito mais doloroso.

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizado em 2020 e atualizado no ano de 2021, traz informações sobre como agem os hospitais públicos cadastrados pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento de aborto em casos de vítima de estupro.

O agendamento para realizar o procedimento de interrupção da gravidez é feito através de ligações telefônicas. As chamadas eram atendidas pelos profissionais da saúde de forma não acolhedora, segundo os autores do estudo. Essa conduta além de desencorajar as vítimas, dificulta o acesso a um direito previsto em lei em casos de estupro. 

Vale ressaltar que quanto mais o tempo passa se tratando de uma gestação, mais difícil é para realizar o aborto e consequentemente mais riscos para a gestante. Entretanto, a lei brasileira não possui tempo máximo estipulado para a realização da interrupção.

A pesquisa cita também que falta preparo dos hospitais para fornecer informações sobre o aborto legal. A desinformação pode estender o processo que a princípio deveria ser curto para não estender mais o sofrimento da vítima de estupro que não deseja dar continuidade a gravidez indesejada.

A legislação prevê as vítimas de estupro atendimento gratuito no SUS, recebimento de tratamento contra as doenças sexualmente transmissíveis, pílula do dia seguinte, apoio psicológico e direito ao aberto legal (em casos de gravidez e caso a vítima opte por realizar o procedimento).


Livro da jornalista Ana Paula Araújo que traz casos reais de estupro e a peregrinação enfrentada por vítimas em busca de seus direitos (Foto: Reprodução/ QUEM)


O trabalho foi desenvolvido por mulheres, as pesquisadoras Eliane Vieira Lacerda Almeida, Lara Ribeiro Pereira Carneiro, Lorenna Medeiros Toscano de Brito, e Maria Inês Lopa Ruivo, sob a orientação da professora Érica Maia Arruda, do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Transformação Social da Unirio nomearam o estudo como: "Não posso passar essa informação': O direito ao aborto legal no Brasil".

Foto destaque: Aborto legal. Reprodução/BBC.

 

VEJA TAMBÉM

Títulos públicos no Drex: Caixa, Elo e Microsoft realizam primeira compra em leilão Lorena Bueri

Títulos públicos no Drex: Caixa, Elo e Microsoft realizam primeira compra em leilão

Em uma simulação envolvendo títulos públicos no valor de R$ 986 mil, o primeiro teste do Drex foi um sucesso. A operação levou 5 segundos para ser concluída
Treinador do Chile chama quatro jogadores de clubes brasileiros para confrontos das Eliminatórias Lorena Bueri

Treinador do Chile chama quatro jogadores de clubes brasileiros para confrontos das Eliminatórias

Eduardo Berizzo convocou Erick Pulgar (Flamengo), Charles Aránguiz (Internacional), Gary Medel (Vasco) e Kuscevic (Coritiba) para os jogos contra Peru e Venezuela.
Lula tem quadro estável após cirurgia no quadril, diz equipe médica Lorena Bueri

Lula tem quadro estável após cirurgia no quadril, diz equipe médica

Nesta sexta-feira (29), o presidente do Brasil passou por duas cirurgias: artroplastia e blefaroplastia. Lula deve ficar trabalhando na residência em Brasília pelas próximas semanas
Blockchain na identificação: Governo revoluciona emissão da Carteira de Identidade Nacional Lorena Bueri

Blockchain na identificação: Governo revoluciona emissão da Carteira de Identidade Nacional

A nova Carteira de Identidade Nacional contará com outra novidade: a tecnologia blockchain. Ela é desenvolvida pela Serpro e será adotada em todos os estados
Veja os looks dos famosos no casamento de Ronaldo Fenômeno e Celina Locks Lorena Bueri

Veja os looks dos famosos no casamento de Ronaldo Fenômeno e Celina Locks

Ronaldo e Celina se casaram em Ibiza em uma comemoração que durou três dias e reuniu muitos famosos dos ramos da moda, esportes e novelas
Maior ilha de água doce no mundo é gravemente afetada pela estiagem Lorena Bueri

Maior ilha de água doce no mundo é gravemente afetada pela estiagem

Fonte de água para indígenas e animais, a Ilha do Bananal enfrenta um período de seca. O Rio Javaés, que contorna a região, está raso e sem correnteza em alguns trechos
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo