Notícias

AMAZON21: o que é o fundo e qual sua relação com Biden

ONGs brasileiras, indígenas e empresas assinaram uma carta ao presidente Joe Biden em apoio Amazon21 Act, fundo de 9 bilhões de dólares criado para preservar as florestas de países em desenvolvimento.

11 Mai 2022 - 19h57 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 19h57
AMAZON21: o que é o fundo e qual sua relação com Biden Lorena Bueri

A pauta climática vem sendo debatida com cada vez mais ênfase nos espaços públicos, aos poucos saindo de uma bolha virtual e seus consequentes protestos, e se concretizando enquanto movimento sério perante os governantes. O povo do mundo inteiro grita por atenção ao clima, e com pequenos passos os chefes de estado começam a ouvir. 

Durante a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima de 2021), que ocorreu em Glasgow, em novembro, o presidente estadunidense Joe Biden anunciou pela primeira vez o projeto que acabou sendo batizado como Amazon21 Act, fruto das promessas climáticas feitas pelo governante. O intuito da iniciativa é criar um fundo de cerca de 9 bilhões de dólares para a conservação de florestas tropicais. 

Diversas empresas brasileiras, organizações da sociedade civil e representantes dos povos indígenas solicitaram a Biden que cumprisse suas promessas feitas na conferência climática da ONU em Glasgow. Nesta terça-feira (10), foi enviada a Bien uma carta assinada por organizações da sociedade civil brasileira e por representantes dos povos indígenas, demonstrando apoio à ação. Foram, no total, assinaturas de 23 organizações e líderes indígenas.  


Presidente Joe Biden. Reprodução / Nicholas Kamm  / AFP / O Dia


O projeto de lei “representaria um sinal importante do compromisso do presidente Joe Biden e do Congresso norte-americano com o combate às mudanças climáticas, mirando uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa”, lê-se em uma carta endereçada a Biden e outros líderes do Congresso. Na carta, o texto informa que é necessário que o projeto de lei estabeleça um sistema financeiro simples e transparente, além de estabelecer regras claras para que o financiamento de projetos que envolvam o governo, o setor privado, universidades e organizações, possa ter seus recursos destinados em função dos resultados, priorizando fundos para os povos indígenas e ainda outros que vivam e protejam as florestas. 

O projeto, entretanto, ainda não foi totalmente aprovado. A Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes dos EUA irá analisar nesta quinta-feira a proposta apresentada pelo partido do atual presidente americano. 

 

Foto Destaque: Joe Biden. CittyPng

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo