Notícias

AMAZON21: o que é o fundo e qual sua relação com Biden

ONGs brasileiras, indígenas e empresas assinaram uma carta ao presidente Joe Biden em apoio Amazon21 Act, fundo de 9 bilhões de dólares criado para preservar as florestas de países em desenvolvimento.

3 min de leitura
11 Mai 2022 - 19h57 | Atualizado em 11 Mai 2022 - 19h57

A pauta climática vem sendo debatida com cada vez mais ênfase nos espaços públicos, aos poucos saindo de uma bolha virtual e seus consequentes protestos, e se concretizando enquanto movimento sério perante os governantes. O povo do mundo inteiro grita por atenção ao clima, e com pequenos passos os chefes de estado começam a ouvir. 

Durante a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima de 2021), que ocorreu em Glasgow, em novembro, o presidente estadunidense Joe Biden anunciou pela primeira vez o projeto que acabou sendo batizado como Amazon21 Act, fruto das promessas climáticas feitas pelo governante. O intuito da iniciativa é criar um fundo de cerca de 9 bilhões de dólares para a conservação de florestas tropicais. 

Diversas empresas brasileiras, organizações da sociedade civil e representantes dos povos indígenas solicitaram a Biden que cumprisse suas promessas feitas na conferência climática da ONU em Glasgow. Nesta terça-feira (10), foi enviada a Bien uma carta assinada por organizações da sociedade civil brasileira e por representantes dos povos indígenas, demonstrando apoio à ação. Foram, no total, assinaturas de 23 organizações e líderes indígenas.  


Presidente Joe Biden. Reprodução / Nicholas Kamm  / AFP / O Dia


O projeto de lei “representaria um sinal importante do compromisso do presidente Joe Biden e do Congresso norte-americano com o combate às mudanças climáticas, mirando uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa”, lê-se em uma carta endereçada a Biden e outros líderes do Congresso. Na carta, o texto informa que é necessário que o projeto de lei estabeleça um sistema financeiro simples e transparente, além de estabelecer regras claras para que o financiamento de projetos que envolvam o governo, o setor privado, universidades e organizações, possa ter seus recursos destinados em função dos resultados, priorizando fundos para os povos indígenas e ainda outros que vivam e protejam as florestas. 

O projeto, entretanto, ainda não foi totalmente aprovado. A Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes dos EUA irá analisar nesta quinta-feira a proposta apresentada pelo partido do atual presidente americano. 

 

Foto Destaque: Joe Biden. CittyPng

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo