Moda

A volta do estilo Y2K

Calças de cintura baixa, malha metálica, gargantilhas, bonés de aba reta e mais. Saiba as inspirações e raízes que se reuniram na concepção do estilo Y2K, que remete à moda do início dos anos 2000

03 Jan 2022 - 09h00 | Atualizado em 03 Jan 2022 - 09h00
A volta do estilo Y2K  Lorena Bueri

Não faltaram ícones dos anos 2000 resgatados nas passarelas desta temporada - ainda que os ultrapassados padrões de beleza da época (como a magreza excessiva) não fazem falta. O resgate do estilo Y2K entre as passarelas e as redes sociais reforçam mais uma vez que a moda é cíclica, trazendo de voltas certos virais do passado com um quê de modernização e reintegração com o que há em alta no presente.

A sigla Y2K significa anos 2000, sendo que o “y” se refere a “year” (ano, em inglês) e “2K” a dois mil. É a tendência que dominou as passarelas na transição dos anos 90 para 2000, na mudança de um milênio para outro. A era Y2K é caracterizada por itens como cardigã cropped, jeans de cintura baixa, saia plissada, óculos de lente colorida e sapatos com plataformas indiscretas.


O icônico look all jeans de Britney Spears e Justin Timberlake. (Foto: Reprodução/Blog de Hollywood)


Recentemente, muitas peças e tendências do início dos anos 2000 ressurgiram no cenário fashion, graças ao Tik Tok e às influenciadoras da plataforma, como Addison Rae e Victoria Paris. Amado por uns e odiado por outros, o Y2K está nos holofotes novamente, garantindo visualizações e revolução no mundo da moda, combinando peças centrais do antigo com o atual, trazendo contemporaneidade ao mundo da moda e permitindo uma certa brincadeira na composição de novos materiais.


Desfile Blumarine SS22. (Foto: Reprodução/HIGHXTAR)


Controversas e polêmicas, as tendências e peças derivadas dos anos 2000 carregam muita personalidade, padronagens e não dão espaço para minimalismo (comum nos anos 50 e 60). O mix de estampas, materiais e estilos é mais do que aprovado pelo mood Y2K, e quanto mais informação de moda, melhor. É perceptível as influências do estilo sporty, do preppy e do movimento futurista.

https://lorena.r7.com/post/Burberry-x-Lea-T-a-mais-recente-collab-da-moda

https://lorena.r7.com/colunista/Rebeca-Louise/post/O-retorno-da-alfaiataria-esportiva

https://lorena.r7.com/post/Conheca-o-preppy-trend-de-moda-naturalmente-burguesa


Mesmo com a volta na padronagem anos 2000, o Y2K deixou no passado algumas tendências problemáticas, mas comuns e pouco retrucadas na época. As discussões sobre padrão de beleza se tornaram cada vez mais frequentes nos últimos anos, desmistificando o que viria a ser um corpo bonito. As pessoas estão adaptando a tendência para o contexto atual, montando looks para diversos tipos de corpos e não só o corpo magro, como costumava ser. Pode até ser um estilo considerado brega e de gosto duvidoso por muitos, mas uma coisa é certa: ele é memorável, e está inovando a visão de muitos para o mercado da moda.

 

Foto destaque: modelo em photoshoot. Reprodução/Blog Associadas

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo