Celebridades

A morte de Gal Costa é noticiada pela imprensa internacional

A morte da cantora Gal Costa de 77 anos, chocou o Brasil e o mundo, a trajetória da artista foi relembrada por uma série de publicações internacionais.

10 Nov 2022 - 07h55 | Atualizado em 10 Nov 2022 - 07h55
A morte de Gal Costa é noticiada pela imprensa internacional Lorena Bueri

Além de comover o Brasil, a morte de Gal Costa aos 77 anos,que ocorreu na última quarta-feira (9), repercutiu na imprensa mundial. Portais de notícia de países como os Estados Unidos, Itália, França, Espanha,Argentina, entre outros, noticiaram o falecimento da cantora, que foi uma das maiores vozes da música popular brasileira e do Tropicalismo, movimento que buscou aproximar a música local de aspectos da cultura popular,e de gêneros como o samba,pop, rock e da psicodelia.


Nota de falecimento publicada no perfil do Instagram de Gal Costa (Reprodução/Instagram)


O Diário Clarín, jornal de maior circulação em solo Argentino, relembrou a trajetória da cantora, e descreveu Gal Costa como sendo “extraordinária”.

O jornal Estadunidense Washington Post, destacou a importância da cantora para a música popular Brasileira, e relembrou a passagem da artista brasileira pelo Grammy de Música Latina, Gal Costa foi consagrada pela premiação em 2011 com o prêmio de “Excelência Musical”.

O jornal Espanhol El País, afirmou que Gal Costa foi uma das lendas de seu país,a cantora foi uma das vozes de uma geração de sucesso nos anos 70, durante a época em que o Brasil sofria com a ditadura militar.“Sua morte encerra 57 anos de uma carreira que começou em Salvador da Bahia graças ao apoio de sua mãe”, ressaltou o portal.

A morte da cantora também foi noticiada pelo jornal Britânico The Guardian, assim como no francês Le Figaro,no Alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, entre outros.

Políticos como o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do senado Rodrigo Pacheco e a ex-senadora Marina Silva, comentaram a morte do ícone brasileiro.

“Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros.”, afirmou Lula em seu perfil no Tweeter.


Luíz Inácio 'Lula' da Silva lamenta a morte de Gal Costa em seu perfil no Tweeter (Reprodução/Instagram)


O Brasil perde Gal Costa. Compositora, cantora e uma das vozes mais expressivas da Música Popular Brasileira. Em nome do Congresso Nacional, presto meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs neste triste dia para a cultura nacional”, lamentou Rodrigo Pacheco.

“‘O que você faz me ajuda a cantar’. Gal Costa foi a trilha sonora do meu romance, tem um significado especial pra mim. Com seu talento, colocou sorrisos em muitas caras e seu legado permanecerá fazendo isso. Que Deus console seus familiares e amigos nesse momento tão difícil”, escreveu Marina Silva.

Gal Costa havia dado uma pausa em sua agenda de shows antes de sua morte devido à uma cirurgia em que passaria para retirar um nódulo nasal,em sua fossa nasal direita. Em sua carreira de 57 anos, a cantora, natural de Salvador, já fez parcerias com nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em sua longa carreira Gal Costa lançou 40 álbuns  entre discos de estúdio e ao vivo, “Fa-tal”, “Índia” e “Profana” foram suas três obras principais.

Foto destaque: Gal Costa (Reprodução/Instagram)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo