Tech

A moda NFT: Roupas e acessórios invadem o mundo virtual

A popularização dos NFTs vem atraindo empresas de diversos setores. O segmento da moda entrou definitivamente neste universo e muitas companhias já adquiriram seu espaço no metaverso através dos tokens

3 min de leitura
24 Jan 2022 - 21h44 | Atualizado em 24 Jan 2022 - 21h44

Buscando garantir cada vez mais seu lugar no novo mundo, o virtual, muitas empresas vêm explorando a tecnologia popularmente conhecida como NFTs (Tokens Não-Fungíveis). Devido à inúmeras possibilidades de aplicação, esse novo modelo de registro virtual ganhou força e adeptos de diversos segmentos esportivos e comerciais.

A saber, o segmento da moda é um dos setores que mais vem apresentando interesse em virtualizar-se. Empresas de vestuário e acessórios já garantiram sua respectiva presença no universo virtual desenvolvendo e comercializando seus próprios registros.

Gap

A maior empresa de varejo dos Estados Unidos, especialista em roupas, a GAP, sediada em São Francisco, na Califórnia, possui hoje uma série de arte digital. São NFTs com preços variáveis. Seu registro foi desenvolvido em parceria com o artista Brandon Sines, este, tem como uma de suas criações, o personagem animado Frank Ape. O objetivo é continuar a produção e desenvolver peças inéditas e exclusivas para venda no longo prazo.

Crocs

Empresa também norte-americana, sediada em Boulder, Colorado, a Crocs é especializada em calçados, bolsas e acessórios. Apesar de ainda não possuir seu lugar “ao sol” do metaverso, suas intenções são claras e buscam expandir a marca e negócios com os NFTs. Segundo o CoinDesk, a companhia já apresentou sua “intenção de uso”. Esse feito abre espaço para oportunidade de investimentos em um possível IPO (abertura de capital), o que levaria a elevação da receita em mais de 50%.

Adidas

Recentemente a Adidas apresentou sua série de NFTs, nela, seus consumidores e adeptos admiradores pode acessar de forma exclusiva, itens físicos e virtuais. A linha tem o nome de “Into The Metaverse” e conta com uma peça de moletom bem peculiar. O moletom, personalizado, será usado por um macaco Indigo Hertz (Bored Ape). Nele terá um endereçamento blockchain além de um gorro.

Nike

No final ano passado a Nike entrou de vez no metaverso. A empresa investiu adquirindo a marca RTFKT Studios, empresa fundada em 2020 por Benoit Pagotto, Chris Le e Steven Vasilev. A especialidade da empresa é criar calçados digitais que se misturam entre a cultura e os jogos em si.

A RTFKT é conhecida como “uma marca líder que aproveita a inovação de ponta para oferecer itens colecionáveis ​​da próxima geração que mesclam cultura e jogos”. Com a aquisição, a Nike Inc. embarca definitivamente ao incluir nas marcas Air Jordan e Converse, a logo da empresa recém fundada ao lado do seu logo.

Macy’s

Fundada em Nova Iorque, a Macy’s é uma loja de departamentos que, curiosamente possui uma loja tão grande que tem o apelido de “a maior loja do mundo”. No ano passado a Macy’s entrou no mundo das NFTs ao leiloar 10 peças em formato de registro virtual. O leilão era comemorativo e fez referência a 95ª Parada do Dia de Ação de Graças da Macy’s.

Como inspiração, desenvolveram NFTs em formatos de balões do desfile do ano anterior. Ao término do leilão a Fundação Make-A-Wish foi a beneficiada e levou dezenas de milhares de dólares. A Macy’s continua distribuindo suas peças. Há 9.500 NFTs à distribuição, por ordem de chegada, com temas que referenciam desfiles. As peças são variadas e raras. A companhia pretende continuar contribuindo com doações (10%) para a fundação.

 

(Foto Destaque: Modelos virtuais vestindo roupas digitais. Reprodução/Theaistory)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo