Beleza

A manteiga de Karité e seus benefícios infinitos

A manteiga de karité possui vastas combinações, hidratação da pele, dos cabelos, calmante natural, antioxidantes e anti-inflamatórios, podendo ser utilizada até para a alimentação.

31 Jan 2023 - 18h00 | Atualizado em 31 Jan 2023 - 18h00
A manteiga de Karité e seus benefícios infinitos Lorena Bueri

A manteiga de karité está entre os principais produtos quando o assunto é hidratação, uma gordura vegetal natural, proveniente do processamento de castanha da árvore de Karité (Butyrospermum parkii). O seu alto potencial hidratante acontece, principalmente, por sua composição. Grande parte de seus ácidos graxos, restauram os lipídios e mantém a umidade natural da pele, sendo excelente para hidratação da pele, mas serve também para usar na cozinha e nos cabelos.

Um ingrediente natural muito utilizado em dermocosméticos, pela sua função oclusiva, ela impede a eliminação de água através da pele, proporcionando maciez e hidratação. As características da Manteiga de Karité são oferecidas por ácidos graxos em sua composição, sendo eles os ácidos esteárico e oleico que obtém 85 a 90% da sua composição, o ácido araquidônico que pode variar conforme a espécie e a zona geográfica de sua origem e o ácido linoleico.

Em avaliação feita, a Karité mantém o pH entre 5,4% a 5,8%, os valores são compatíveis com o manto moderadamente ácido da pele que fica entre 4,6% a 5,82%, esperados para este tipo de produto dermatológico. A manteiga pode ser aplicada, na sua versão pura, diretamente nos lábios, para fazer a hidratação. Quem tem pele oleosa, deve tomar mais cuidado ao aplicar a manteiga de karité diretamente no rosto.

Capaz de prevenir e melhorar problemas da pele, a manteiga fortalece, hidrata e de bônus traz maciez. Ajuda em problemas como, estrias, dermatite atópica e até mesmo o envelhecimento precoce, renovando. O composto também pode ser usado nas unhas.


Algumas manteigas naturais (Foto: Reprodução/ umdocedia/ Pinterest)


A melhor orientação é seguir as ordens de um dermatologista sobre quais produtos pode ou não usar e mesmo se tratando de um produto natura e super benéfico, pode causar algum tipo de alergia em peles mais sensíveis, consultar um especialista antes de fazer o uso de qualquer produto ainda que natural é recomendado.

Nas madeixas, a manteiga de karité pode ser usada frequentemente para tratamentos como a umectação, por exemplo. Podendo deixar durante um tempo agindo nos fios, pode se fazer banhos de creme regularmente para aqueles cabelos quebradiços e secos, se for oleoso evite passar no couro cabeludo. Não esquecendo de lavar bem a cabeça com shampoo e condicionador, para uma eliminação completa dos resíduos.

Como fazer uma hidratação simples nos cabelos: O primeiro passo é derreter a manteiga em banho-maria, com as madeixas ainda seca, aplique nos fios, mechas por mechas e prenda e deixe agir, pode se colocar uma touca para tampar se preferir. Pode ficar por algumas horas, repetindo o processo ao menos uma vez por mês notará uma diferença exuberante. Para cabelos cacheados também pode usar babosa e manteiga de cupuaçu.

A manteiga ajuda a manter o cabelo protegido dos efeitos solares, pois contém vitamina E, sendo um excelente antioxidante que auxilia na remoção das células mortas, ajudando a suavizar os fios rebeldes, ajudando a absorver e manter a umidade, proporcionando assim um efeito hidratante.

Os benefícios não param, em estudo publicado pelo Jornal Britânico de Dermatologia em 2015 descobriram que a manteiga de karité pode ajudar a aliviar os sinais e sintomas do eczema, possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Árvore originária da África, entre Gambia e Sudão. Há séculos utilizam a manteiga e o óleo da árvore como gordura vegetal para a sua alimentação, hidratação e muitas outras coisas, entretanto ela também é importante para a economia local.

 

 

Foto destaque: Mateiga de karité. Reprodução/ Vogue/ Magazine

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo