Tech

A influência do trabalho híbrido na inovação organizacional

Os modelos de trabalham precisaram criar alternativas maleáveis ao ambiente hostil de pandemia, e, dessa maneira, o modelo híbrido apresentou dados interessantes em relação ao processo de inovação dentro das organizações.

23 Fev 2022 - 10h12 | Atualizado em 23 Fev 2022 - 10h12
A influência do trabalho híbrido na inovação organizacional Lorena Bueri

Visando esse período de pandemia e a maleabilidade do sistema de trabalho, há dúvidas sobre como será o futuro do mercado diante o cenário pós-pandemia. Muito se foi abordado sobre o trabalho híbrido, e sua aplicabilidade já não é algo novo, pois, como maneira de permitir as relações de trabalho, foram adotadas por muitas empresas durante a quarentena.

Segundo o estudo da Accenture, 83% dos trabalhadores tem preferência em um modelo de trabalho 100% remoto ou presencial. Um dado importante dessa pesquisa mostra que 63% das empresas de alto desempenho adotam o modelo híbrido, o que levanta questionamentos sobre a metodologia de trabalho 100% remoto ou presencial. Contudo, esse modelo de trabalho é defendido pela percepção de valor através de seus funcionários, e, no sistema híbrido, os colaboradores não somente são incentivados a serem mais produtivos e efetivos, mas, também, é visado a liberdade de exposição de ideias e soluções inovadoras para o ambiente de trabalho.


Modelo híbrido é aliado no desenvolvimento da inovação (Foto: Reprodução/Anprotec)


Dessa forma, apresentaremos três maneiras em que líderes aproveitam o sistema híbrido para trazer inovação e inspiração a sua equipe:

  1. Colaboração entre departamentos – Em uma pesquisa da Accenture com 1.500 executivos globais, 75% relataram que os setores preferem trabalhar uns contra os outros. A unificação de departamentos para encontrar uma solução põe os grupos em uma mesma problemática, facilitando a fluidez da inovação devido a sincronia e sinergia dos departamentos.
  2. Pessoas como foco da iniciativa – É preciso, por parte dos recrutadores, desenvolver uma política voltada para as pessoas; já que, atualmente, a tecnologia permite reduzir o tempo dos trabalhos manuais, e os funcionários podem ser encorajados a desenvolver estratégias para o crescimento da organização.
  3. Praticar a troca de ideias virtuais – Estudos apontam que o brainstorming virtual capta ideias melhores e qualitativas para as empresas, pois o funcionário se sente mais à vontade para expor seus pensamentos, em contraponto as reuniões de brainstorming presenciais demonstraram uma redução no âmbito da inovação.

 

Foto Destaque: Modelo Híbrido. Reprodução/Portal Fecomerciarios.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo